Uma estátua para Nhô Roque

22/05/2015 08:17 - Modificado em 22/05/2015 08:17
| Comentários fechados em Uma estátua para Nhô Roque
DCIM102MEDIA

DCIM102MEDIA

“Uma estátua para Nhô Roque” é uma iniciativa que foi lançada oficialmente em São Vicente pela Associação Monumento a Nhô Roque, grupo de ex-alunos de Nhô Roque que quer recordar a figura “tão querida da ilha”, como diz Margarida Fragoso, da direcção da associação. Vai ser erguida na Praça Nhô Roque uma escultura de António Aurélio Gonçalves.

O acto teve lugar nos Paços do Conselho. O Embaixador Luís Fonseca, também da associação, falou da iniciativa e da pessoa que pretendem homenagear. Para Fonseca, António Aurélio Gonçalves perdura na memória de todos. “O objectivo é erguer uma estátua para uma figura que é consensualmente reconhecida como um dos gigantes da cultura cabo-verdiana”.

Além da homenagem e da lembrança, é também uma necessidade, segundo Fonseca. Para o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, a ilha vai ter “uma estátua digna deste grande são-vicentino”.
Leão Lopes está entre os mentores do projecto. Valdemar Lopes, irmão de Leão Lopes apresentou o esboço da obra de arte.

Uma estátua em que Nhô Roque está sentado a ler um livro. A posição da estátua na praça é simbólica, já que marca o local onde o escritor foi atropelado, acidente que lhe custou a vida.

DCIM102MEDIA

DCIM102MEDIA

Para Valdemar  Lopes trata-se de uma escultura de enorme complexidade técnica e estética. Para a sua realização, vão ser necessárias vinte toneladas de pedra. São Vicente e São Nicolau serão os fornecedores. A escultura terá 1,90 metros de altura e 3,5 de comprimento. Além da escultura, a obra será completada com um pequeno cais que vai entrar dentro do mar cerca de dois metros.

A associação quer que todos estejam envolvidos na concessão da obra. E espera que entidades privadas e públicas, assim como pessoas individuais, possam participar e ajudar na realização da escultura de homenagem a António Aurélio Gonçalves.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.