Cabo Verde destaca “parcerias fundamentais” dos Estados-membros da UE no fortalecimento de sua segurança marítima

6/07/2023 17:10 - Modificado em 6/07/2023 17:10

O director nacional de Defesa de Cabo Verde destacou hoje a importância das parcerias com os Estados-membros da União Europeia no fortalecimento das capacidades de patrulhamento, vigilância, protecção e monitorização das águas sob a jurisdição do país.

O tenente-coronel Domingos Correia fez estas declarações durante a abertura de um seminário sobre os desafios da segurança marítima na região do Golfo da Guiné, realizado hoje na cidade da Praia.

Ao discursar na abertura do evento, o tenente-coronel Correia ressaltou a posição geoestratégica privilegiada de Cabo Verde, que se encontra na encruzilhada das rotas de navegação marítima e aérea que ligam os três continentes, reconhecendo que essa localização estratégica oferece inúmeras oportunidades, mas também expõe o país a ameaças específicas relacionadas à segurança marítima, como o tráfico de drogas, a pesca ilegal, a pirataria e o terrorismo.

Em relação à cooperação com a União Europeia e seus Estados-membros, o director nacional de Defesa expressou sua satisfação com o interesse e o empenho dessas entidades em aprofundar a “parceria especial” com Cabo Verde no pilar da Segurança e Estabilidade, enfatizando ainda que as parcerias estabelecidas ao longo dos anos têm sido fundamentais para fortalecer as capacidades de patrulhamento, vigilância, protecção e monitorização das águas sob a jurisdição de Cabo Verde.

“Essas parcerias têm sido fundamentais para fortalecer as nossas capacidades de patrulhamento, vigilância, protecção e monitorização das águas sob a nossa jurisdição e têm acontecido, quer através das presenças marítimas coordenadas com o patrulhamento, treino e capacitação do nosso pessoal militar, embarcados em navios dos Estados-membros da União Europeia, como também têm acontecido através do fornecimento de equipamentos, instalações de sistemas modernos e avançados”, afirmou o tenente-coronel Correia.

No entanto, reconheceu que ainda há muito a ser feito, uma vez que a segurança marítima é um desafio complexo e em constante evolução, reiterando ainda o compromisso de Cabo Verde em aprofundar ainda mais a parceria especial com a União Europeia no domínio da defesa, com o objectivo de fortalecer as capacidades de patrulhamento, vigilância e protecção marítima.

O seminário em questão proporcionará, segundo disse, um ambiente propício para a troca de conhecimentos, experiências e ideias entre os participantes, buscando identificar soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados na segurança marítima.

Domingos Correia expressou sua gratidão à União Europeia e aos Estados-membros pelo apoio contínuo e compromisso demonstrado.

“Estamos confiantes de que, juntos, podemos enfrentar os desafios de segurança marítima e garantir um futuro seguro e próspero para Cabo Verde e para toda a região”, concluiu o diretor nacional de Defesa.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.