O mindelense é racista e xenófobo?

19/05/2015 08:10 - Modificado em 19/05/2015 08:10

O racismo é o tema que o NN levou para as ruas do Mindelo. Questionámos se os cabo-verdianos são racistas. Alguns consideram que não, mas outros afirmam que é uma questão social que está encoberta e uma entrevistada natural da ilha de Santiago assegura que já foi vítima de racismo em São Vicente, porém, o tema carece de legislação, adianta uma advogada.

Outros não consideram a expressão às vezes utilizada no Mindelo “ba bo terra” e chamar de “mandjacos” os imigrantes da Costa de África como racismo ou xenofobia, mas sim “maneira de falar sem conotação racista”.

  1. Badio

    Maioria Di sampadjudos e racistas sim. E caboverdeanos e Di kes povo mas racistas ki tem na mundo.

  2. CidadaoCV

    Pois é … O tema é provocatório. E categoricamente digo que o Cabo-Verdiano não é racista e nem xenófobo, no sentido lacto, do real significado destas palavras. O Cabo-Verdiano é um povo muito pacífico, que sempre se viu “misturado” com várias raças:- portugueses, ingleses, italianos, franceses, japoneses, coreanos, senegaleses, outros africanos, …. chineses. Cabo Verde é um país de emigrantes. Pelo simples facto de se dizer a um estrangeiro, num contexto leviano de uma “discussão”; “bá pá bô terra”, não é racismo e nem xenofobia. Qualquer estrangeiro circula livremente pelas ruas de Mindelo, moram, montam negócios, casam-se, namoram … Mas se formos analisar a fundo o tema racismo, diria então que todo o ser humano, sem excepção é racista. Dá-se melhor com um elemento que lhe é similar. Eu não vou chegar a um estrangeiro e logo a partida cumprimentá-lo com beijos e abraços com como faço com um irmão meu, pelo simples facto do estrangeiro não ser meu familiar, não ser da minha intimidade, … não ser da minha “raça”. Aqui as questões culturais devem ser levadas em conta. E cada pessoa é uma pessoa. Mas volto a afirmar o Cabo-veriano não é racista. Só mais uma observação. A repórter esteve muito mal ao incluir uma Santiaguense neste contexto, e isto também pode ser interpretado com um acto racista. Isto mostra que a repórter não conhece, não está minimamente preparada para desenvolver um trabalho sobre o tema Racismo. Racismo e regionalismo são temas totalmente diferentes.

  3. Eduardo Oliveira

    Nem racista nem xenofobo. Reage para defender o que é seu.
    Ê normal quando pouco se tem e se o vê ameaçado de desaparecer. Nomeadamente contra os que deixam paises com melhores meios. Não se esqueçam que não temos arroz nem petroleo ou outros minérios e mandam-nos vendeores de ôculos e outros produtos ilicitos para não falar da prostituição explorada.
    Sejam realistas e não se deixem ir nesta de xenofobia e racismo porque isso é devido o medo.

  4. tafu

    O cabo-verdiano não é racista e nem xenófobo em nenhuma das nossas ilhas.A expressão ba pa bo terra é mais tipo de gozo do povo Sãovicentino,sempre foi assim e assim será.Eu sou desta ilha linda,maravilhosa que é S.Vicente nasci,cresci e vivo aqui graças a Deus,mas eu amo todos os cabo-verdianos,mas amo o povo de Santiago de forma especial porque eles me trataram muito bem lá,senti-me em casa,dou muito bem com as pessoas de Santiago.

  5. tafu

    CONT.
    A única coisa que fico triste é ver as cabo-verdianas junto de uma pessoa de costa africana já vestida como os islâmicos e sabendo que só estão daquela forma por outros motivos que não vou revelar ,mas,sei porque já tive essa informação e, o pior que elas ficam complexadas daquela forma que não é o nosso costume.Para mim é triste porque temos crioulos lindos e gostoso.Só gosto do nacional.

  6. Racismo-mindelo

    O racismo em Cabo Verde está encoberto atrás do regionalismo, onde existe preconceito entre cabo-verdianos por serem de outras ilhas, porque é Badia, mas não só devido a sua região, mas também devido a cor de pele, inclusive chamam os badios de pretos, acha que isto não é racismo? É só regionalismo, quando a chamam de preta, bico rolod, ba bo terra não é racismo?Acredito que as duas questões andam de mãos dadas. Dicanada diz-se ” mim ca é racista, mim é regionalista” kkkkkkkkkkkkkkk

  7. Racista

    CidadãoCV são pessoas como tu que fazem a hipocrisia do racismo e xenofobia mascararem-se, porque para si racismo e xenofobia é só quando há agressão física???Pode-se viver pacificamente e mandar o Chinês pa se terra, o mandjaco pa se terra, a badia pa se terra, chamar-lhe badia de pé ratchado que não há problema, porque não é racismo. Realmente você é mesmo racista, deveria dar a cara para mostrar que o racismo tem nome e está atrás de um rosto…

  8. cidadão

    O cabo verdiano é racista sim, e na maioria das vezes contra si mesmo. O caboverdiano diz: “Ela é escurinha mas… é bnitinha” ou seja o escurinho bonitinho é exceção a regra.
    A maioria do caboverdiano trata os estrangeiros brancos com superioridade em relação a outro caboverdiano.

  9. indescreta

    se um europeo diz a o cidadano CV em EUROPA ba pa bu terra ? O cidadano CV categoricamente vai a dizer a seus botones :- esto nao e’ o q estoi pensando ,pois europa e’ um povo pacifico q se mistura e diz ser cidadano do mundo !! entao ?
    Mais q responderiam se esto fora dito na africa continental , a o cidadano CV ,reaccionaria da mesma maneira??

  10. roxana aguilera

    a xenofobia e’ MEDO DA CONCURRENCIA , como acontece com um grupinho (nao todos) de professionais da saude do HBS , desde este forum digoles para preocuparse em superar seus carencias e seus limitaçoes e nao olhar na vida profesionai o sucesso dos outros .Olho gordo e’ mau para a saude mental,. .

  11. Hipocritas

    Tanta hipocrisia nestes comentários. Nem sei quem é o mais hipócrita, se aquele que votou que não se sente africano ou se aquele que agora partilha nas redes sociais que sente-se africano para poder receber “likes”. A verdade é que todos sabem que nôs de soncet é racista, no ca te sinti africano. Bzot assumi sem medo de ser criticot. Esta na cara de todos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.