Blackberry com alerta de sismos pode salvar vidas na Cidade do México

10/04/2012 00:29 - Modificado em 10/04/2012 00:29
| Comentários fechados em Blackberry com alerta de sismos pode salvar vidas na Cidade do México

As autoridades mexicanas apresentaram esta semana uma aplicação para os smartphones Blackberry que alerta os cidadãos para a iminência de um sismo. A aplicação faz disparar um alarme no aparelho de cada vez que um sismo de 6,5 ou superior é detectado pelas entidades responsáveis.

Quando recebe esse sinal, mesmo que esteja programado para permanecer no modo silencioso o smartphone emite um som e vibra.

De acordo com o presidente da Câmara da Cidade do México, Marcelo Ebrard, esta aplicação foi desenvolvida pela Blackberry porque estes aparelhos da empresa canadiana mostraram ser rápidos o suficiente a enviar o alerta (até cinco segundos).

Foi dado à Blackberry acesso a um sinal operado pelo Serviço Sismológico do México, que monitoriza continuamente a actividade sísmica através de estações regionais. “Se, de futuro, outras empresas decidirem fazê-lo, também lhes daremos acesso a esse sinal”, acrescentou Marcelo Ebrard

Apesar de este alerta dar apenas escassos segundos aos mexicanos para se tentarem pôr a salvo do sismo, as autoridades acreditam que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte.

De futuro este alerta poderá estar ligado a um sistema de sirenes da Cidade do México, com os smartphones a constituírem a primeira linha de defesa desta estratégia de protecção.

O México é bastante propenso, pela sua situação geográfica, a sofrer grandes abalos. Em 1985 um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter matou mais de 10 mil pessoas.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.