Ilha de Madeira: A delinquência deve-se à falta de ocupação dos jovens

14/05/2015 07:52 - Modificado em 14/05/2015 07:52

ninjas (307x230)Familiares dos jovens da Ilha de Madeira acreditam que a falta de ocupação é uma das maiores motivações para a delinquência, por isso, apelam a atenção das autoridades e pedem  oportunidades para os jovens.

A falta de ocupação e de oportunidades tem levado os jovens da Ilha de Madeira à delinquência e a partirem para outras acções comprometedoras na sociedade, consideram os familiares. Em entrevista a este online, familiares incomodados com a situação dos jovens pediram oportunidade de emprego e de formação.

Sandra Fonseca acredita que os jovens estão à procura de algo que ainda não encontraram, pois muitos jovens da Ilha de Madeira saem de casa logo de manhã à procura de um dia de trabalho. Muitos dirigem-se à Copa ou ao Cais para a desova dos contentores, mas muitos acabam por não chegar porque no caminho são detidos pela Polícia.

Embora Titina reconheça o trabalho da Polícia, a mesma afirma que não têm o direito de agredir de forma como têm vindo a agredir os jovens. “Nós sentimos porque somos mães. De qualquer modo, o filho é nosso. É triste ver os outros a maltratarem os nossos filhos. Faço todo o sacrifício para ver o meu filho bem encaminhado”.

A mesma diz ter arranjado uma formação para o filho que, neste momento, frequenta uma oficina de carpintaria, uma forma de estar integrado na sociedade sem ter de partir para a delinquência.

A mãe diz que tem vindo a ajudar o filho a encontrar o caminho certo, aconselhando-o, repreendendo-o quando necessário para poder ser um bom exemplo para a sociedade.

Sandra que diz conhecer a situação dos jovens, considera que “não são santos”, mas reconhece que os polícias têm sido injustos uma vez que os jovens são detidos mesmo à porta das suas residências sem nada terem feito”.

“Muitos jovens da Ilha de Madeira estão sem ocupação por falta de oportunidades”. Os familiares aproveitaram a ocasião para chamarem a atenção às autoridades no sentido de apostarem na formação académica e profissional, ocupando os jovens e orientando-os de forma a prevenir e a combater a delinquência.

  1. Lili

    Conheco grandes artistas, grandes desportitas e excelentes alunos da Ilha de Madeira. Numa Escola secundaria de SV temos uma aluna do quadro de honra. Nao acho que a falta de ocupação seja a causa da deliquencia juvenil, pois os jovens tem espelho dessas pessoas

  2. cidadão

    Falta de ocupação ou de educação?????

  3. cidadão

    A reação das familias que esqueceram de educar os filhos é igual a dos politicos que em vez de empenharem na resolução de problemas responsabiliza os outros pela delinquencia juvenil. meus caros com atitudes desssa natureza estamos a incentivar os jovens a prosseguirem na deliquencia, pois sentem-se apoiados e entendem que a atitude deles é por estas razões. Santo Antão e outras Ilhas tem taxas elevadissismas de desemprego falta de ocupação dos Jovens mas não temos deliquencia, agressividade, atitudes e comportamentos criminosos praticados pelos jovens de ilha de madeira e outros bairros de são Vicente. vejam que aquilo que chamamos de deliquencia juvenil na maioria dos casos são crimes graves praticados sem dó nem piedade contra cidadões indefesos que não são responsaveis polo desemprego ou falta de ocupação.
    convenhamos! meus caros não apoiam os jovens com este tipo de argumentação pq em CV sempre tivemos desemprego fome miseria em niveis que estes Joves nunca conheceram entretanto os jovens daquele tempo nunca meteram em criminalidade.

  4. Como familiares bzot dvia é sinti vergonha te desculpas dessa forma. Tont jovens ka tem traboi, ma es te sei pre li te vendé verduras, peixe, etc… Porquê es ka ta faze moda es???? Nao, es ka te fazel pk kel la é ne digno pa es, digno é sei tud dia/ noite na rouba pa rouba kel cada kual te sua pa consegui e ainda es te leva pankada, digno é sei ta entra na casa cada um, pa panha tud kes otcha, digno é ranja guerras ne rua, ke catana,pedras, garrafas pa um kuitod te passa leva se pancada…

  5. amiga

    troça prop gora bsot t bem dze ma é falta de oportunidade, tont gent é q tem ocupação ma mesmo assim es q t assalta nem tenta mata gent, es mae t desculpam , ma es fitch li nem q ocupação ses t tcha desss vida, ess q t pensa 2 x antes de assalta um pessoa ou faze cosa pior, aja paciencia ma é p policia continua ses traboi , ja qes q t po juizo pau p compo corp…

  6. mindelense

    Concordo plenamente a educacao e uma excelente forma de combater essa discriminacao e exclusao que se dizem vitimas. Pk nao estudaram? Sera k a policia esta sendo injusta? Acho k a policia nao para ninguem na rua sem motivos. Nao compreendo essas pessoas’ apelam por policiais na rua, por justica e seguranca e kuando exercem as suas funcoes sao criticados pela populacao. Concordo e apoio plenamente a accao dos policiais pk tem tentado manter a ordem

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.