Na fase final do período experimental e depois?

12/05/2015 08:23 - Modificado em 12/05/2015 08:23

acordo ortografico1O período experimental para a implementação do acordo ortográfico aprovado pelo conselho de Ministros em 2009, termina em Outubro. Mas na prática uns experimentaram e outros não.

A Presidente da Comissão das Línguas Cabo-verdianas, Cláudia Silva, afirma que “só nessa altura é que se saberá o que irá acontecer”, adiantando que o processo já está no final da elaboração do Vocabulário Ortográfico Nacional (VON) que será usado para as Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), noticia a Lusa.

Cláudia Silva aponta ainda que o novo acordo ortográfico tem sido utilizado em diferentes sectores e a sua aplicação tem sido pacífica, em contrapartida com a unificação do crioulo cabo-verdiano que ainda está longe de um consenso nacional, devido à complexidade das variantes de cada ilha. Mas na prática o que acontece  em Cabo Verde é que uns escrevem dentro das normas do Acordo e outros não. Existem jornais que utilizam o acordo e outros não . E ainda é possível encontrar uma escrita que conjuga normas antigas como algumas do Acordo.

O Acordo Ortográfico foi aprovado pela maioria dos países lusófonos, à excepção de Angola e Moçambique.

  1. antonia

    Angola e Moçambique teem mais que fazer!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.