Cemitério de São Vicente: Ossadas expostas em vala comum

12/05/2015 08:08 - Modificado em 12/05/2015 08:08

20150508_113540No Cemitério de São Vicente existem várias ossadas depositadas  numa vala comum  mas que estão visíveis. Pode-se ver ossos espalhados pela chão quando este deviam estar enterrados, no mínimo. Munícipes que fizeram essa denúncia ao NN consideram que “a situação demonstra um tratamento não apropriado dos restos mortais dos falecidos e fere a nossa cultura baseada no culto aos mortos“.

De acordo com o regulamento do Cemitério Municipal  de São Vicente os restos mortais, que não estão em campas compradas devem ser removidos ao fim de cinco anos. Depois desse prazo são desenterrados e enterrados numa vala comum. O problema é que este online constatou que os restos mortais não são devidamente enterrados e muitos estão expostos. E é  possível ver sobre  um monte de terra ossos diversos, como fémures, maxilares, entre outros, o que causa uma “sensação de abandono e de descuido“. Por isso  os munícipes que fizeram essa denúncia ao NN consideram que “ é uma falta de consideração a forma como é tratada os restos mortais  no Cemitério de São Vicente  “.

20150508_113556Pois na sua opinião a CMSV devia zelar para que “ não houvesse ossadas à mostra no cemitério”. O responsável do Cemitério em São Vicente, Quirino não quis prestar esclarecimentos e remeteu o assunto para Câmara Municipal de São Vicente. Porém o NN sabe que o responsável mandou enterrar “melhor” os ossos após a nossa saída do Cemitério.

NN tentou contactar o vereador Anildo Fortes, responsável por essa área mas ainda não possível, pois encontra-se fora de Cabo Verde.

  1. Bravense

    A que ponto chegamos! Na ilha Brava, o president da Camara deu uma atencao unica ao nosso cemiterio, allargando-o, limpando-o, criando canteiros bem organizados onde serao devidadmente depositados os restos mortais dos nossos ente queridos. Toda a populacao o criticou pois estando dando mais atencao aos mortos de que os vivos. Aqui em S.V. estao no desleixo, veem tambem criticando. O que querem os nossos patricios?

  2. O solidário

    Isso tem 1 nome: desrespeito para com o corpo q foi dado a terra. Pode uma coisa destas acontecer num país como o nosso? Não. Não pode! É inadmissível, pois, mexe tb a dignidade daqueles q outrora estiveram no nosso meio cujos corpos merecem tb um descanso em paz. Assim, não dá!

  3. LACR

    Esta falta de respeito já é algo que tem vindo a acontecer à algum tempo.Uma enorme falta de respeito pelos falecidos e pelos familiares.Quando chega a hora de retirarem as ossadas das campas que não são compradas, nem sequer avisam os familiares e fazem daquilo o que bem entenderem e de uma forma que eu não percebo e que não cabe na cabeça de ninguém.Eu agora prefiro só falar na questão do procedimento com as ossadas dos falecidos, sem querer tocar na questão da compra das campas,algo ridicúlo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.