São Vicente: CPR do PAICV considera a escolha do cabeça de lista ilegal e vai protestar

7/05/2015 07:58 - Modificado em 7/05/2015 08:00

Alcides Graça.Os membros da CPR de São Vicente não teriam nenhum problema em propor Manuel Inocêncio para cabeça de lista. Mas propor João de Carmo e principalmente Vanda St. Aubyn para segundo e terceiro lugar respectivamente, “nem que Conê bem de Merca”.

Apesar do presidente da Comissão Politica Regional do PAICV de São Vicente, Alcides Graça ter desmentido o risco de colisão com a Comissão Politica Nacional o choque já deu. E tem a ver com a escolha de Manuel Inocêncio para cabeça de lista e de João do Carmo e Vanda St. Aubyn para os dois lugares seguintes. Em primeiro lugar não estão em discussão os nomes escolhidos, mas sim a maneira como foram escolhidos. Elementos da CPR continuam a sustentar que de acordo com os estatutos do PAICV no entendimento do seu artigo 70 cabe as comissões políticas regionais escolherem os nomes para as listas de deputados. Com feito o artigo 70 do estatuto aprovado no XII Congresso Extraordinário do PAICV realizado em 2010 diz o seguinte:

Compete à Comissão Política Regional:

  1. b) Propor à Comissão Política Nacional as candidaturas à Assembleia Nacional, ouvidos os Sectores ou Grupos de Base, conforme couber;
  2. d) Aprovar as listas de candidaturas aos órgãos das Autarquias Locais sob proposta dos Concelhos de Sector ou Grupos de Base, conforme couber, e coordenar a actuação daqueles uma vez eleitos;

Sendo assim a alinea B só pode ser mudada em Congresso. O Conselho  Nacional ,órgão máximo entre congressos , não pode mudar o que está no estatuto. E é  com  base neste ditame que a Comissão Politica Regional  vai elaborar um protesto  formal  contra o que considera ser  “ uma violação dos estatutos “. E como isso chamar para si a direito de “Propor à Comissão Política Nacional as candidaturas à Assembleia Nacional, ouvidos os Sectores ou Grupos de Base, conforme couber;”. E como sabe é aqui que a “porca torce o rabo” e urge a colisão que Alcides Graça não reconhece,mas que existe .Isto porque   os membros da CPR de São Vicente não teriam nenhum problema em propor Manuel Inocêncio para cabeça de lista .Mas propor João de Carmo e principalmente Vanda St. Aubyn para  segundo e terceiro lugar respectivamente ,”nem que Conê bem de Merca”- como se diz no Mindelo. Mas aqui saímos do aspecto legal que a CPR diz quer se bater para depois  entrar na questão dos nomes que são “contas de outro rosário”. Isto na certeza que as contas do rosário  também se estendem a Santiago Sul e Santiago Norte onde as CPRS se preparam para batalha legal e depois política.

  1. Confusão.

    Ahahahah muito bom confusão ja começá.É desta vez que o paicv perde as eleições, mas infelizmente a alternativa não é muito melhor.

  2. Mindelense

    Toda a gente sabe que, independentemente das CPR, as figuras de proa para qualquer cargo político regional/nacional é sempre escolhido na Praia. Mas é bem feito, pois, se ao longo destes 15 anos de governação do vosso partido nunca reclamaram a centralização excessiva na Praia, agora foram vítimas dele. Independentemente de tudo, e dos 03 primeiros nomes, todos nós sabemos que Vanda St’Aubyn não é muito chegada a um raciocínio lógico, pelo que esperem até ela abrir a boca…. Sinceramente, fico a perguntar… o PAICV não tem ninguém melhor capacitada do que Vandinha para ocupar o 3º lugar? Se assim for, realmente chegaram, pelo menos em São Vicente, no fundo do posso.

  3. jose lima

    POIS, POIS NÃO ERA A TOA QUE A VANDA ST. AUBYN ANDAVA AMIGUINHA COM A JANIRA HA. PAICV EM S. VICENTE É DE TODO UMA DESGRAÇA SÓ “MANHENTOS” E MISERAVEIS, CORRUPTOS DE GENTE SEM CARACTER, DESDE O ALCIDES GRAÇA PASSANDO POR AQUELE SANGUESSUGA DO NOVAIS (ESTE METE NOJO!!)

  4. Maria José

    Nem mais. A ver vamos. Abaixo a ditadura!!

  5. LILI

    Se Manuel Inocêncio fosse humilde,cedia o lugar aos mais jovens. Pois tem a vida feita,bom salário e tem uma idade de reforma. Ele perdeu feio nas eleições presidenciais de 2010 ( uma margem de 15 mil votos) e vai se repetir o cenário em 2016

  6. roxana aguilera cald

    Sr Alcides tenha CORAGEMS e exija respeito a CR /SV . ,voces perto das bases tem direito de PROPOR e junto com os NOEMEADOS da CN vayan a ELEIÇOES PRIMARIAS x SV !! Um cosa GARANTO o PRIMERO A SER ELIMINADO e’ inocencio !!
    MUITO BOA OPORTUNIDADE para eses nomeados PROVAREM o “liderazgo ” !!!
    Vai inocencio ,NAO TENHA MEDO , vai a eleçoes PRIMARIAS com VOTO SECREDO !!!
    VOTO SECREDO .!!! NAO PODE IMPOR GENTE PROVADAMENTE REJEITADA ,

  7. roxana aguilera cald

    O PAICV insistindo na derrota com esses nomeados pelo CN , VAI para ELEIÇOES PRIMARIA com VOTO DIREITO e SEGREDO , modo totoloto ,sempre q nao haja FRAUDE ,divido q estes 3 sean ELEITOS !!,

  8. Nilton

    O ALCIDES É JURISTA? NÃO LEU QUE OS ESTATUTOS DIZEM PROPOR? OU LEU APROVAR? TXEPS TINHA FUTURO POLÍTICO, MAS COM A ALIANÇA COM FILOMENA, TONGA E HERMES, ELE ESTÁ QUEIMADO. OU ELE QUERIA POR A FILOMENA E HERMES NA LISTA NOVAMENTE? CHEGA DESSA GENTE QUE FOI PARA PARA A PRAIA SOMENTE PARA TRATAR DOS SEUS INTERESSE E QUE NINGUÉM VÉ EM SÃO VICENTE, A NÃO SER PARA SE EXIBIR E FAZER PARÓDIA. . CONSELHO À JANIRA: QUE ARRANJAR CONFUSÃO SÓ PARA DEFENDER OS SEUS INTERESSES… RUA COM ELES. CHEGA DESSA GENTE

  9. Txeps

    Assim Vai o nosso PAICV…. Com txeps à frente que entrou por despacho de secretaria no PAICV , Pois nem militante ele era … a ponto de concorrer para PR CPR… Agora quer mandar em em S.Vicente…… e na PAICV… Txeps bo ainda bo ta txere leite…… Palmas para o NILTON … desde quando PROPOR é DECIDIR????? Espera pra Veres… Que Vada Não tem reciono lógico… isso depende das interpretações… Mas tem um raciocino a velocidade da luz… Isso tem … Mas k não tem Papas na língua Ai Ai

  10. Amigo

    O Alcides nem se quer é 4º?
    Ele que é favor do asfalto quando quer, e contra quando as contas é outro rosário. Leviano esse gajo, passa uma imagem de Hipocrisia. É só perguntar as alunas de Pintinho, onde ele é professor a tempo inteiro,membro do conselho pedagógico e membro do conselho pedagógico, auferindo um bom salario e praticamento sem trabalhar. Já agora onde está a inspeção da educação.

  11. Txeps

    Ohhhh tu despacho de secretaria vulgo txeps na PAICV … Propor significa aceitar e decidir ?? … Vê-se logo k não entendes de despachos ! Se entendesses terias pedido demissão de onde nunca terias aceitado entrar nas condições que entraste … Seu despacho de encruzilhada… C

  12. Fernando Fortes

    A coisa vai dar bronca e feia.
    Numa altura de renovação,aparece o renovado do Inocêncio.
    O Inocêncio é o responsável,pela maior fractura, até verificada no PAICV e ele vai abrir uma ferida profunda com essa atitude.Ele vai pela 1ªvez, ter que enfrentar uma luta interna durissima .Ele está a agir com o Putin.Em democracia não dá.
    O Graça tem que ir a luta,para provar que no PAICV, as coisas tem regras e não é a vontade do nosso Putin é que vai prevalecer.

  13. john

    So es ta nomia ques qui ta suporta pensamento e agenda di partido qui nada tem a ver ku interesses di povo. Situasao tem qui muda. Povo tem qui elege directamente quem qui ta representas. Ca ta interessa qui partido, tudo e igual. Vamos a voto directo di povo. Assim so mosca qui ta troca, cheiro continua….

  14. NAIS

    E ILEGAL ME JANIRA QUER DAR TODOS O S BOIS UMA PRENDA SO QUE APOIA JANIRA TAXO JA DISSE QUE JANIRA NAO TEM QUALIDADE PARA PRESIDENTE DE PARTIDO NAO CONSEGUE FASER NADA SIM ASNEIRA , UM 1º MINISTRO JANIRA CABO VERDE NO FUNDO DE MAR NEM PARTIDO NAO CONSEGUE QUANTO MAS,,,,,NOVATA,E BASTA VER O SEU MINISTERIO UMA MISERIA COMO NAO FOSE QUE NAO TEM MINISTRO QUEM SABE MAS CONTA MILHOR

  15. Veronica M.

    Felizmente há alternativa credível e competente.
    Votarei no MPD porque está firme, coeso, boa comunicação e estratégia política convincente.

  16. Moises Leão

    Camaradas muita calma, muita calma e ponderação neste momento difícil. Se quisermos ser vencedores nada de desunião.

  17. John Da Lambo

    É a falência do sistema camarada: nada mais dá certo: crise no fogo, concurso aeroporto praia, financiamento cristina Duarte com dinheiro dos contribuintes, projecto casa para todos, carreira dos professores. médicos, PJ. etc. composição dos CA das empresas.
    Isto prova que deve haver alternância politica de 2 em 2 mandatos, pelo menos.
    Vota mudança

  18. Gjunguinha

    Hi, Hi, hó c` sabe.

    Com esta lista vamos dar fazer festa.
    Fora paicv
    Viva MPD

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.