Nova tarifa da água no Município da Ribeira Brava

30/04/2015 08:45 - Modificado em 30/04/2015 08:45
| Comentários fechados em Nova tarifa da água no Município da Ribeira Brava

aguaDe acordo com o site www.cmrb.cv, a discussão da nova tarifa da água foi motivo para um encontro com a população, promovida pelo Serviço Autónomo de Água, no centro de extensão rural na localidade de Fajã. O objectivo é, segundo os responsáveis, garantir a sustentabilidade do serviço que mantém em vigor a mesma tarifa desde 2009. Socializar as zonas do Concelho ouvindo a população para que possam chegar a uma solução justa tendo em conta o orçamento das famílias.

O director do SAA, José Pedro Luciano garante que este é um preço que está abaixo do custo real e é preciso pensar na sustentabilidade do serviço no seu todo, daí a necessidade de actualizar a tarifa e, assim, garantir melhor o serviço.

Com o aumento da disponibilidade de água no concelho quer para rega, quer para o consumo doméstico com um investimento no sector da água que ronda os 250 mil contos, desde 2008, devido à escassez de chuva dos últimos anos, o caudal de água diminuiu.

Adilson Melício, Vereador do Pelouro da Água garantiu que é preciso ter em conta também estruturas como a Galeria de Fajã que carece de uma “intervenção urgente”.

E, neste sentido, asseguram que é natural a necessidade do aumento da tarifa, mas pedem para que seja feito tendo em conta o orçamento das famílias que já têm enfrentado sucessivos aumentos de taxas.

No final do encontro, propôs-se aumentar o primeiro escalão de 110 para 150$00 e o 2º escalão de 160 para 180$00. A proposta será agora levada para discussão nas instâncias superiores.

O SAA é um serviço com personalidade jurídica própria e com autonomia administrativa e jurídica cujo objectivo é o fornecimento de água ao Município da Ribeira Brava.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.