Navio Jorge Rocha encalhado há mais de 30 anos está a ser desmantelado

30/04/2015 08:13 - Modificado em 30/04/2015 08:13
| Comentários fechados em Navio Jorge Rocha encalhado há mais de 30 anos está a ser desmantelado

torre belemO Navio Jorge Rocha conhecido pelos mindelenses por “Car maf” encalhado na chamada Praia de Bote, frente à Torre de Belém há mais de 30 anos, está a ser desmantelado pela empresa Desindava.

Depois de trinta anos do encalhe do navio Jorge Rocha na Praia de Bote, iniciaram as operações de desmantelamento do navio. O encalhe do navio Jorge Rocha ocorreu na sequência de uma avaria quando transportava cimento de Dakar para as ilhas de Cabo Verde.

O processo de remoção da carcaça do navio Jorge Rocha, realizado pela empresa Desindava, atraiu a presença de muitos curiosos que quiseram presenciar ao som do barulho e ouvir  comentários diversos.

O navio encalhado traz muitas recordações de pessoas que frequentaram a zona. Conhecido pelos mindelenses por “Car maf” deixou várias histórias.

Carlos de Nena conta que juntamente com outros amigos dormiu e cozinhou dentro do navio. O mesmo diz que Car Maf foi a sua casa durante alguns anos e diferentes pessoas iam passar parte do seu tempo no navio.

As perguntas que os presentes queriam ver respondida é: Porque é que só agora, depois de tanto tempo, se está a processar o desmantelamento do navio?

O processo de desmantelamento está a ser realizado com recurso à tesoura hidráulica e fortes guinchos. A operação de desmantelamento irá decorrer por fases e terminará dentro de quarenta dias. Toda a estrutura será removida do local e renderá cerca de 150 toneladas de ferro que serão vendidas no mercado internacional.

Este online tentou conhecer a versão da Agência Marítima e Portuária, mas o responsável encontrava-se em reunião.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.