Ministra da Saúde: “Irineu Gomes rompeu com o sistema de encarceramento de doentes mentais”

27/04/2015 07:42 - Modificado em 27/04/2015 07:42

Ministério da Saúde Cristina FontesEm comunicado, a Ministra da Saúde elogia o percurso do falecido psiquiatra Irineu Gomes enquanto homem, politico e técnico. Transcrevemos na íntegra o comunicado. “Já médico especialista, no limiar da Independência fez um percurso de notável relevo ao Serviço do Estado de Cabo Verde. Nos anos oitenta ao mais alto nível, como Ministro da Saúde e Assuntos Sociais e, mais tarde, Ministro da Saúde, Trabalho Emprego e Formação Profissional, deixa marcas indeléveis nos diversos Departamentos que dirigiu pela sua competência técnica e científica, humanismo e dedicação à causa da saúde e desenvolvimento social no geral.

Com efeito, Irineu Gomes, desde o seu regresso a Cabo Verde, então especialista em Psiquiatria, impulsionou profundas reformas na abordagem e tratamento de transtornos mentais e do comportamento, tendo rompido com o tradicional sistema de encarceramento então existente no solo cabo-verdiano, a favor de uma abordagem mais próxima da comunidade. Com Irineu Gomes iniciou-se uma nova página na área de Saúde Mental em Cabo Verde, que deve continuar a desenvolver-se e aperfeiçoar.

Irineu Gomes foi técnico e primeiro Director do Gabinete de Estudos e Planeamento no Ministério da Saúde e Assuntos Sociais, cargo em que ele contribuiu de forma decisiva para o lançamento das bases do Sistema de Saúde, com enfoque particular no desenvolvimento dos Cuidados Primários de Saúde.

Estudioso permanente, fez Doutoramento no domínio da Saúde Colectiva nos anos noventa. Depois de aposentado, passou a exercer Psiquiatria em consultório independente.

Irineu Gomes marcou espaço de nobreza tanto no Sector da Saúde como no do Trabalho, do Emprego e Assuntos Sociais, sendo profundamente conhecida a sua sensibilidade na realização de Estudos e Planos Estratégicos, muitos ainda actuais em diversas vertentes. Pelos feitos, Irineu Gomes fica na memória do Ministério da Saúde.

Em memória a essa grande figura nacional e do Sector da Saúde de Cabo Verde, o Ministério da Saúde, vem por esta via render justa homenagem ao HOMEM E GOVERNANTE IRINEU FILETO BRITO GOMES, marcando o seu mais profundo reconhecimento à sua competência profissional, humanismo e dedicação à causa da Saúde e valiosa contribuição para o Sector, nomeadamente enquanto especialista em Psiquiatria e Saúde Colectiva bem assim Ministro tutela do Sector.

Pela perda sofrida, a Ministra-adjunta e da Saúde, em nome pessoal e do seu colectivo e do Governo de Cabo Verde, endereça as suas sentidas condolências e solidariedade à família enlutada”.

  1. Romão Vaz Veiga

    Lamento profundamente a morte deste grande homen. Estive muito pouco tempo com ele mas o suficiente para provar esta veracidade. Que Deus lhe dê iterno descanso. À famillia enlutada, a minhas sentidas condolências.

    Romão Vaz Veiga [CHINDO]

    Funcionário do Silos Marangatú Porto da Praia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.