Professores: Por enquanto é sonhar com dias melhores para a classe

23/04/2015 07:52 - Modificado em 23/04/2015 07:52

professorNo dia em que se comemora o dia do Professor Cabo-Verdiano, os docentes preferem acreditar e sonhar com dias melhores para a classe.

 

Depois de vários anos à espera de dias melhores para a classe docente, ainda no dia em que se comemora o dia do professor cabo-verdiano, os docentes em São Vicente preferem sonhar e acreditar em melhores dias e continuar a lutar pelas conquistas. Em entrevista ao NN, alguns dos professores quiseram manifestar a própria opinião em relação ao dia que comemoram.

Para a professora Samira, o trabalho do professor tem sido uma luta, com greves, reuniões e manifestações, mas as esperanças em dias melhores continuam firmes. A mesma acredita que existem ainda muitas batalhas pela frente e espera que no próximo ano os professores possam comemorar o dia do professor com mais ânimo e motivação.

O professor Paulo acredita que ser professor hoje é um grande desafio, pois enfrentamos várias dificuldades e fracas condições de trabalho. O mesmo considera que o ensino obteve melhorias consideráveis ao longo do tempo, mas os professores continuam a lutar para melhores condições e melhores resultados para o país.

Já Maria Auxilia professora do EBI, defende que o trabalho do professor, bem ou mal, reflecte-se na sociedade e a mesma tem reconhecido o esforço dos docentes em Cabo-Verde.

“A classe docente é uma classe que deveria ser prestigiada pelo trabalho e pelo contributo à sociedade cabo-verdiana que cresceu bastante ao longo dos anos graças ao trabalho árduo dos professores, mas eu acredito em dias melhores”, adianta o professor Moisés.

Na data em que se comemora o dia do professor cabo-verdiano, os professores quiseram apelar, mais uma vez, por melhores condições de trabalho, respeito e consideração e aprovação de um estatuto decente para a classe dos professores.

A propósito do dia do professor cabo-verdiano, alguns docentes do Mindelo foram os artistas da Gala Cultural de professores realizada nesta quinta-feira na Academia de Música Jota Monte. O evento dedicado aos professores, contou com várias actividades, dança, teatro, música, poesia, um trabalho realizado pelos próprios professores para lembrar e reconhecer o nobre trabalho.

  1. lili

    Esse dia devia ser marcado com uma marcha pelas ruas em todo o país. pois temos uma ministra que abandonou a classe, falou que não tinha “liquidez financeira” para atender as revindicações dos professores.. passado algum tempo, com as manifestações e ” finca pé” dos professores e aproximando a época eleitoral vem dizer na comunicação social, que existe um investimento avultado para o estatuto( para janeiro de 2016). nós professores estamos fartos de promessas..

  2. Ondina Ferreira

    {A proposito da mensagem do Presidente da Republica em comemoração ao Dia do Professor cabo-verdiano}…….Bem dito! Elogios bem merecidos para esta classe profissional que infelizmente nem sempre é reconhecida pelo grandioso trabalho que presta à sociedade e ao Mundo no geral.Já era tempo que houvesse um Estatuto para Professores afim de lhes estimular com o seu grande trabalho evitando que eles tenham de recorrer à greve coisa que os professores mais detestam.Nao seria exagero se os Deputados também e por unanimidade decretassem um aumento de salário de pelo menos metade dos 62% para esses heróis e heroínas que por vezes em situações difíceis fazem um trabalho titânico.Aqui fica a sugestão.Bem haja os nossos professores.!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.