Cabo Verde lança a Chave Móvel Digital para modernizar a Administração Pública

3/07/2023 17:58 - Modificado em 3/07/2023 17:58

O Primeiro-ministro de Cabo Verde revelou que o lançamento da Chave Móvel Digital é uma ferramenta destinada a impulsionar a modernização e a transformação digital do país. A nova solução visa simplificar e agilizar a autenticação nos portais da Administração Pública, além de reduzir custos.

O Primeiro-ministro, no âmbito do lançamento da Chave Móvel Digital na Praia, destacou os benefícios da iniciativa, ressaltando a “simplificação dos processos, a redução da burocracia e a oferta de serviços digitais certificados e seguros tanto para cidadãos como para empresas”.

Ulisses Correia e Silva revelou que a ferramenta digital é uma ferramenta inovadora que marca um passo decisivo para a modernização e transformação digital do país. O objetivo principal é simplificar e agilizar a autenticação nos portais da Administração Pública, proporcionando maior facilidade, rapidez e segurança para os cidadãos e empresas cabo-verdianas.

A Chave Móvel Digital representa uma mudança estrutural e significativa para o futuro de Cabo Verde, como destacou o Primeiro-ministro. “Este passo crucial vai simplificar processos como a emissão e renovação de documentos, a assinatura de autenticação e a interoperabilidade entre serviços. Uma mudança estrutural, mas, diria, radical no bom sentido, entre o hoje e o amanhã”, explicou.

A implementação da Chave Móvel Digital visa eliminar a burocracia excessiva e reduzir custos, permitindo que atos notariais, registros e emissão de documentos diversos sejam realizados de forma mais eficiente.

O chefe do executivo enfatizou o compromisso do governo em digitalizar não apenas a Administração Pública, mas também as empresas, para que possam oferecer serviços digitais certificados e seguros aos seus clientes.

“Estamos empenhados em digitalizar não apenas a Administração Pública, mas também as empresas, permitindo-lhes oferecer aos seus clientes serviços digitais certificados e seguros. O nosso objetivo é que estes impactos sejam positivos para todos – cidadãos, empresas e organizações”, acrescentou.

Além disso, Ulisses Correia e Silva destacou que a digitalização exigirá mudanças nos hábitos de trabalho e na forma como os serviços são cobrados. O governo pretende padronizar todos os atos, reduzindo os custos para todos os envolvidos.

“A digitalização requer mudanças nos nossos hábitos de trabalho e na forma como cobramos pelos serviços. Vamos padronizar todos os atos, com custos mais baixos para todos. Não queremos que a digitalização traga os problemas burocráticos e financeiros do passado”, afirmou.

Para garantir que ninguém seja deixado para trás nesse processo de transformação digital, Correia e Silva e Silva assegurou que o governo está trabalhando para garantir “preços menos onerosos à internet, com a definição da taxa social de internet, semelhante à taxa social de água e energia, para as populações menos possidentes”.

O Primeiro-ministro reconheceu que pode haver resistências à mudança, mas enfatizou a determinação do governo em liderar esse processo em prol de um Cabo Verde “mais eficiente, competitivo e produtivo”.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.