IPC: “A Igreja Católica está destruir todo o património cultural e histórico de Cabo Verde“

22/04/2015 07:51 - Modificado em 22/04/2015 07:51

Igreja de Nhô Santo Amaro AbadeO presidente do Instituto do Património Cultural acusa a Igreja Católica  de estar a destruir o património histórico de  Cabo Verde.  Isto a propósito demolição da Igreja de Nhô Santo Amaro Abade, no município do Tarrafal de Santiago.

Em declarações a RCV Humberto Lima diz o IPC não foi contactado sobre a demolição. Refere que este não é o primeiro caso e cita exemplos da Igreja de Nossa Senhora da Luz  em São Vicente , a igreja de São Domingos , capela de São Pedro na cidade da Praia ,para concluir que “A Igreja Católica está a abusar do seu poder de proprietária para destruir todo o património cultural e histórico de Cabo Verde “. O presidente do IPC mostra sua mágoa dando o seguinte exemplo “ enquanto nós fazemos escavações na  Cidade Velha encontrar vestígios da primeira  igrejas a Igreja Católica destrói as que existem “

Em relação  a Igreja do Tarrafal o IPC diz que  a Igreja não esperou pelo parecer técnico,  “ preferindo lapidar aquele que é considerado um dos patrimónios nacionais”

O Presidente do IPC garantiu que não se vai ficar pela denúncia. Quer , em primeiro lugar , saber o parecer do seu gabinete jurídico  sobre na lei do património de 1990  e depois agir em conformidade. Também decidiu pedir um encontro ao Cardeal  sentido de “ denunciar o acto e apelar pelo respeito ao património que é de todos os cabo-verdianos.”

  1. João de Deus Soares

    Mais do que o edificio qualquer, têm de haver prèviamente a respectiva autorização de demolir.
    Hà que chamar à ordem, o Governo, o Ministério da Cultura, o das Obras Pùblicas e o Municipio, sem falar das Empresas de TB que têm de ter a autorização antes de atacar o trabalho. Destruir um monumento nacional, igreja ou outro, é um crime idiondo e primitivo e se a Igreja não souber disso tem-se de lhe dar um certificado de incompetência.

  2. CidadaoCV

    ” A Igreja Católica de estar a destruir o património histórico de Cabo Verde” … que título mais bombástico. “Por morrer uma andorinha não acaba a primavera”. O facto de se estar a remodelar um igreja, não significa que se está a “destruir o património histórico de Cabo Verde”… Sejamos sérios!

  3. jose luis delgado

    Hum direito de propriedade também temos nós alguns no Plateau mas nem por isso nos deixam demolir. Benesses mesmo no Plateau é para alguns. NA verdade N Srª da luz descaracterisou.- seQuem autoriza?????

  4. Di Fóra

    Até porque não sou contra os dizeresPresidente do IPC, mas vejamos a má conduta do mesmo:
    1º – Ele tem um agente no Tarrafal que é o Sr. Damata, porque é o o mesmo agente não informou antecipadamente? 2º – Há um Curador, se não estou em erro, no Tarrafal, o que faz esse Curador? 3º – O IPC tem um Director do Património que é só fachada, porque que o mesmo que é de Calheta até ainda não se deslocou ao Tarrafal? 4º – O Presidente do IPC faz o que manda o Ministro Mário Lúcio.

  5. Di Fóra

    (continiação)
    5º – Porque é que o mesmo Presidente não desloca, com algumas frequências, aos Sitios Patrimoniais, como fazia o Carlos Carvalho? 6º – Esse Presidente nem devia estar a ocupar a cadeira que ocupa mas os cento e tal contos é bom ver. Eu lhe aconcelharia que devia sair, devia pôr o cargo à disposição, para poder sair em grande. Este é um conselho, se não quiser ouvir…

  6. Hermano Lopes Silva

    (Simples)Para construir é preciso elevação de espírito e conhecimentos sólidos de alguma coisa; para desconstruir, quando esta é sinónimo de demolição, apenas basta a ignorância – Eu, Hermano, tenho para mim esta ideia, até se provar o contrário.

  7. Hermano Lopes Silva

    John Ruskin defendeu a intocabilidade dos edifícios, a ruína e o envelhecimento com dignidade. Ele defendia que, havendo manutenção conseguia-se duas virtudes: eliminar a necessidade de restauro, por ele, considerado uma aberração e destruição do carácter do edifício e, assim, proporcionar o envelhecimento digno do mesmo. Ou seja, o problema está muito antes. Quando não existe a cultura da manutenção (dinheiro/atitude?) nos hábitos da gente, mais tarde ou cedo teremos que nos confrontar com esses factos consumados não pelas arbitrariedades e, sim, pelas inevitabilidades geradas desde o instante em que se nega prestar os primeiros socorros da MANUTENÇÃO. John Ruskin, apesar de romântico, tinha toda a razão.

  8. Maria José

    Plenamente de acordo. Agora pergunto: Quem licenciou a obra nao sabia que deveria ter um parecer antes? Ai as nossas camaras. Se fosse um coitado que queria fazer um funco, a Camara Muniicipal colocaria “n” obstáculos para uma coisa que , aí sim, nao tem nada a ver com o patrimonio. Ou será que a igreja nao tem licenca para a Obra?? Deixo aqui para reflexao.

  9. cidadão preocupado

    Sr.Presidente, o que fez o IPC qd a Igreja Católica fez a 1ª,2ª,3ª demolição para evitar esta que é a 4ª ?Porquê que o IPC nunca prenuncia sobre as constantes violações feitas pelas CMs do País? O que fez para salvaguardar o património de mindelo,Praia ou para travar a vergonhosa destruição do Património da cidade de S.Filipe feita pl CMSF?Isto tudo quer dizer que o IPC nunca teve voz nem vez nesta questão,nunca soube dialogar,nem se impor em nenhum lado.Não vai dar em nada, ninguém respeita IPC

  10. Silvério Marques

    O Senhor Presidente do IPC deveria dizer em que boletim oficial está publicado o despacho que considera a Igreja de Santo Amaro como património. Em Santiago, destruiu-se a ponte ferro dos Orgãos construído em meado do século 19, para carros de bois e demolido por este Governo, depois de suportar camiões de 20 toneladas. Disto ninguém fala. A definição de património nacional ou local tem normas. As obras seguiram todos os trâmites legais.

  11. Ema Rodrigues

    Cultura não é so cantigas, tocatinas, festivais para cima e para baixo, mesmo em tempo de crise.
    Um Departamento de Cultura tem de estar vocacionado à preservação das nossas riquezas que muitos denominam “coisas velhas”, ipso facto, “tude pa tchom”.
    Impossivel que os nomeados para tal cargo nunca tiveram a ideia de visitar nações mais antigas e procuradas precisamente pelo que têm de… antigo.
    Jà imaginaram se a Bahia demolisse, ou descaracterisasse as suas 365 igrejas ?

  12. Julio Goto

    Igreja Catolica ! Esse POLITICO de PATITICE devia era ver no seu regasso primeiro.
    Gostaria quel ele viajasse para Sao Vicente e ver .
    A Escola Nova o Edenpark a Conservatoria dos Registos (antiga administracao ) a Vascona o antigo Quartel da POP o Edificio da oficina da PONTINHA o Liceo Velho e mais e mais.

  13. Tchol

    Tud Pa Tchom é palavra de ordem desde há 40 anos e está-se a cumprir. Esta Igreja faz parte do Plano de Destruição

  14. Eu não vejo nenhum mal nisto, As Igrejas continuam com as suas fachadas frontal e lateral, mas o que fizeram? No caso de Nossa Senhora da Luz fizeram remodelações das partes velhas esburacadas e na parte trazeira aumentaram o espaço tendo em conta que os fiéis vem aumentando cada vez mais e portanto há necessidade de ter espaços maiores e confortáveis. Acho que não houve lapidação na igreja, pelo contrário houve uma melhoria em termos de quantidade.

  15. INVENTARIO

    SE HOUVESSE UM INVENTARIO APROVADO. NEM ISSO TEMOS. QUEM DISSE QUE AQUELE EDIFICIO É PATRIMONIO? QUE SUPORTE LEGAL? INCÚRIA DO IPC, QUE NÃO FAZ O SEU TRABALHO.

    DEFINITIVAMENTE O PATRIMONIO, LARGADO À BICHARADA. COM MEDO DA IGREJA PELO MEIO, COMPADRIO E SUBSERVIÊNCIA … INCOMPETÊNCIA E IGNORANCIA. E ASSIM VAMOS NA MISSÃO DE SALVAGUARDA DO PATRIMONIO, QDO SE CELEBRA EXATAMENTE O DIA DOS MONUMENTOS E SITIOS HISTÓRICOS.

  16. PEDRO MOTA

    Volto a perguntar ao IPC para quando a classificacao do patrimonio em Cabo Verde de forma que o que esta acontecer nas estrutura das igrejas catolicas que e um autentico DELAPIDAR nao veio aconter em outras tipos de construcoes. Como sabes o patrimonio subdivido em Natural e Cultural. O cultural esta sendo fustigado pela falta de conhecimento e de interesse das entidades publicas e privadas e pelos proprios responsaveis que em detrimento de quem conheca faz orelhas moucas e contrata pessoas …

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.