ICCA: Aumentam as denúncias do tráfico de crianças

14/04/2015 07:40 - Modificado em 14/04/2015 07:40

trafico criançasA técnica do Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA), Cátia Cardoso, garante que em Cabo Verde, tem-se registado um aumento de denúncias de suspeitas de crianças traficadas. A afirmação surge em entrevista à RCV, no âmbito de um estudo sobre o abuso e a exploração de menores em Cabo Verde que conta com a participação do Sociólogo, Redy Lima.

A técnica do ICCA, Cátia Cardoso, garante que há um aumento das denúncias de suspeitas de crianças traficadas em Cabo Verde e acrescenta que a Polícia Judiciária tem interceptado nos aeroportos nacionais crianças acompanhadas por pessoas estranhas com destino ao continente Africano.

Cátia Cardoso assegura que em Cabo Verde é difícil responsabilizar os pais pelo abandono dos filhos visto que a legislação penal cabo-verdiana é lacunosa neste sentido. Ainda o sociólogo Redy Lima atribui responsabilidades à falta de articulação entre as entidades, nomeadamente a Polícia Nacional e Judiciária com os Tribunais, indicando-a como um dos factores do fracasso na aplicação de penas aos transgressores. Desta forma, a denúncia até pode ser verdadeira mas a má instrução leva à falta de provas, cita o Sociólogo.

  1. Andrea Fortes

    [Mais parece um disco riscado mas dada a sua actualidade não perco a tentação de enviar este comentário]

    “Crianças sao flores da revolução”. Maldita a hora que esta frase foi formulada. E os homens, nao esquecer tambem as mulheres, estonteadas com os slogans ilusórios da revolução perderam todo o controlo sobre o seu desejo sexual.
    Milhões foram investidos em campanhas de consciencialização sobre uma reprodução responsável, milhões foram investidos em artigos anti conceptivos, dinheiro perdido, tempo perdido.
    A libido incontornável e indomavel falou mais alta, a cabeça deixou de funcionar, a noção de responsabilidade desapareceu e o resultado está à vista de todos.
    Uma paternidade irresponsável, crianças trazendo ao colo crianças, miséria alargada e o pior ainda essa explosão duma população jovem e sem nenhuma perspectiva vai funcionar como uma bomba atómica debaixo desta sociedade.
    Crianças que na verdade deveriam ser umas flores e como tais tratadas, pois nao pediram para vir para este mundo, foram finalmente as maiores vitimas da revolução.

  2. Mulher adulta

    Concordo em parte com o que escreveu a Andrea Fortes, a irresponsabilidade paterna e materna é un dos maiores problemas de Cv neste momento.Mas não é um problema da pobreza, ha muitas crianças filhos de pais de classe media alta que estão completamente abandonados,tem casa, comida, boas sapatilhas, praticam desportos mas não tem o mínimo de atenção,carinho e cuidado dos pais, pena que a Comunicação Social só fala de família pobres.As mães estão mais preocupadas com suas aparências …..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.