“Universo Kriola”: Um blog onde a beleza interior prevalece

13/04/2015 07:57 - Modificado em 13/04/2015 07:57

Silvianne- BlogistaSilvianne Spencer, 19 anos, natural de São Vicente e estudante de Direito em Portugal, estreou-se como blogueira. Lançou “Universo kriola” há uma semana, um espaço virtual de partilha de opinião, histórias e sonhos das “kriolas”.

Silvianne conta que desde criança gosta de ler e escrever. Sempre teve o hábito de andar com papel e caneta na mão porque adora transcrever as suas emoções, porém, na era das novas tecnologias, a bloguista recorria a um diário virtual para escrever sobre vários assuntos. Silvianne acrescenta que “inicialmente escrevia sobre o meu dia-a-dia. Mais tarde comecei a escrever sobre assuntos da actualidade, o que gostaria de partilhar com o “mundo” e principalmente com as minhas Kriolas”. Assim, surgiu a ideia de criar o blog com o objectivo de trocar opiniões, partilhar sonhos, contar histórias “ricas” e de coragem de que as crioulas são detentoras. A pensar nas mulheres cabo-verdianas, Silvianne Spencer cria “Universo Kriola”. Com a criação do blog, o seu receio era não ter feedback por parte dos leitores, mas superou as suas expectativas na divulgação do mesmo nas redes sociais e a adesão foi grande. Silvianne conta que “comecei a receber muitas mensagens a felicitarem-me pela iniciativa, desde seguidores até blogueiras que queriam saber mais sobre o blog”. A bloguista agradece o apoio dos familiares, dos amigos e de todos os leitores que antes de começar motivaram-na e refere que “cada um de vocês é um motivo para eu sorrir, obrigada por tudo”.

A bloguista afirma que a escolha do nome não foi difícil. Inicialmente seria somente “KRIOLA”, mas após repensar sobre o assunto, entre várias escolhas optou por “’Universo Kriola’, senti que este nome seria a cara do blog”. Este será o palco de partilha de emoções e informação sobre o universo feminino das crioulas. Silvianne garante que é um espaço onde as mesmas podem “abrir asas e voar” e o ‘Universo Kriola’ não prima só pelas questões de beleza mas também sobre outros assuntos que considera relevante para as mulheres, pois afirma que a beleza não é tudo e “o que me levou a criar o blog foi a consciência de que o importante numa mulher não é só a beleza e o status, mas sim a nossa beleza interior que, a meu ver, é o principal na mulher, pois cada dia podemos ser uma pessoa melhor. Logo, o que importa é desenvolver atitudes e comportamentos dignos, relativamente à nossa maneira de ser, de estar e de expressar”, assegura Silvianne.

 A bloguista diz que o espaço mais importante do blog é a rubrica ‘Kriola´s’ onde pretende não só contar as histórias marcantes das nossas crioulas mas também divulgar os seus trabalhos, projectos e experiências de vida. Silvianne pretende que esta rubrica sirva de exemplo de força, determinação, coragem ou até mesmo como inspiração para outras crioulas. A rubrica estreou-se com a entrevista da Kriola Jamira.

Questionada sobre a sua visão da mulher crioula que representa a abordagem principal do blog, Silvianne responde que a ideia sobre a mulher crioula tem vindo a ser alterada. Assim, constatou que antigamente falar na mulher crioula era falar de uma mulher lutadora e trabalhadora mas sempre com maior referência da mulher crioula como doméstica. “Mas, com a evolução da nossa sociedade, a nossa kriola também evoluiu. Isto não quer dizer que deixou de ser lutadora e trabalhadora, apenas começou a afirmar-se na sociedade, noutros domínios. Começou a investir mais na sua educação, desenvolver projectos, divulgar os seus talentos, assumir cargos importantes na governação do país. Assim, a kriola vem-se afirmando na sociedade cada vez mais, com mais força”. Assim sendo, é necessário enaltecer mais as mulheres da nossa terra e o blog será uma forma para as elogiar.

Silvianne afirma que o ‘Universo Kriola’ “é o nosso espaço, de uma kriola que gosta de saber de tudo um pouco, para as kriolas que querem saber um pouco mais”. E garante às Crioulas que enquanto blogueira, actualizará sempre os seus posts e terá sempre novidades. Assim, espera contar com a participação dos seus leitores, pois ‘Universo Kriola’ também lhes pertence.

  1. Ema Rodrigues

    Parabéns jovem !!!
    Mas um so conselho de irmã mais velho e quase com uma coroa: – Não te metas com os “K”. Com pode savar-se mas com mais de um faz kkas.
    Que sejas de S.Nicolau, de S.Vicente ou descentes, és de Cabo Verde. Com seus “C”
    Boa caminhada

  2. Ema Rodrigues

    Ops.:

    Por especial favor: – No meu comentàrio deve-se ler:
    “Com um pode salvar-se mas com mais de um faz kkas”

    Desculpas pela cacofonia.
    Obrigado

  3. Eduardo Oliveira

    Se estudou a lingua de Saramago, Bandeira e tantos outros e abriu um blog deve dar exemplo mostrando o que os mestres lhe ensinaram e que mereceu o seu diploma. Então, faça como boa aluna que foi e que não aceitava tinta vermelha nos seus trabalhos nem explicações (justificações) complementares.
    Conjugue-nos os verbos, trate bem os sujeitos, seus predicados e seus completos, evite de se confrontaar com caçadores de hiatos que andam por ai à caça de desilzes
    Confio em si
    Abraço
    Tio Dudu

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.