Agente da polícia mata pitbull a tiro

10/04/2015 08:09 - Modificado em 10/04/2015 08:09

pitbullNelson Fortes, dono do cão da raça pitbull, pretende instaurar um processo judicial contra Aderson, agente da polícia da Esquadra da Ribeira Grande, Santo Antão. Este terá abatido o animal na via pública com o intuito de separar uma briga entre o pitbull e um viralata.

De acordo com  testemunhas oculares, o  incidente ocorreu por volta das 12h no dia 6 de Abril, na zona de Povoação na Ribeira Grande, onde um pitbull e um viralata engalfinharam-se na rua. Dois agentes da polícia, Emerson e Aderson, ao saírem dos TACV depararam-se com a briga dos dois cães em que um senhor já tinha tentado separar os mesmos, mas sem sucesso. Desta forma, o agente Aderson a mando do outro polícia, Emerson terá pedido às pessoas para se afastarem e disparou o primeiro tiro que não acertou em nenhum dos animais. Foi assim que o agente da polícia atirou pela segunda vez acertando nas costas do pitbull, Aroon, que veio a falecer.

Nelson Fortes, dono do pitbull, confessa que está muito triste por ter perdido o seu animal e não vê justificação pelo acto do agente, visto que o poderiam ter chamado para separar a briga dos cães. Nelson conta que “o meu cão não fazia mal a ninguém e inclusivamente, pessoas da Povoação costumavam ir buscá-lo para passearem. Era um animal amável.” Nelson refere que se dirigiu à esquadra da Ribeira Grande e o Comandante disse-lhe que também não consegue ver o motivo que terá levado o agente Aderson a atirar no pitbull que não atacou nenhuma pessoa. O dono do cão garante que irá às instâncias judiciais, visto que a morte do seu cão foi uma injustiça e acrescenta que criava o seu cão com amor e que Aroon não representava perigo para as pessoas, inclusive as pessoas da Povoação gostavam do cão e muitos estão tristes com a morte do pitbull.

O Notícias do Norte contactou a Esquadra da Ribeira Grande que nos remeteu para o Comandante Regional de Santo Antão, Aguinaldo Melicio , com quem, todavia, não conseguimos falar.

  1. Augusto

    Este cao deveria estar em casa nao na rua sem o referido dono. Mas contudo fico com pena desse animal

  2. Helmer Correia

    Pitbull na rua e ainda por cima sem açaimo. O dono devia ter sido multado por isso. Esse cão é uma fera que pode mudar de comportamento imediatamente.
    O agente não pode ser perseguido por isso e o dono tem de pagar uma multa.

  3. Manuel Antonio

    Este país é surreal. aposto que o dono do cão, o pitbull, não cumpriu as obrigações legais que o permitem ter esse animal. Por exemplo, o cão tem registo? para se envolver numa luta, isso quer dizer que o cão estava solto e que o dono não o controla. CONSTITUI UMA INFRAÇÃO. Pra morder o viralata, é preciso que o pitbull estivesse sem açaime. OUTRA INFRAÇÃO. O dono do animal, que deveria ser alvo de processo, é que se acha lesado e no direito de processar o agente da lei? Essa é boa!

  4. Zé do Paiol

    Por amor de Deus, não me venham com mais essa! A este dono deve ser instaurado um processo de multa por permitir que o seu cão, que pertence a uma raça perigosa, andasse na via pública sem açaime. Imaginem vocês que o cão tivesse atacado uma criança?! Embora diz o dono que o cão fosse “amigo” de toda a gente, isso não impede que ele fosse um animal imprevisível, por mais sendo um pitbull!

  5. Nita Fortes

    A raça pitbull tem sido banida em muitos paises. Hoje em dia para se ter um tem-se de ter licença e o bicho tem de ser castrado e açaimado nos passeios. Se houver um deslise é imediatamente eutanasiado e quem tem registo criminal não pode ter um cão deste tipo.
    Por favor acabem com o choradinho.

  6. wader

    Ambas as situaçoes poderiam ser evitadas. Raças potencialmente perigosas como o Pitbull ou Rotweiller devem sempre sair a rua acompanhados do dono e nunca sem a boquilha, por que um pitbul que ataca um outro cão provavelmente atacaria uma pessoa! Estes tipos de animais têm um comportamento imprevisivel, nunca confiar que são doceis e tranquilos só por nunca ter sido agressivo.

  7. Adilson Melício

    Em relação a este assunto em tava gosta de alguem pergutass quel Jovem de quel carro de “Casa de Cidadão” de manera que ele f’ca conde quel Cãozinho “Pit bull” parcel ne se frente, se ele ca tivess entrado debaixo de quel carro, de certeza quel hora ninguem des tava gosta de senti quel quel pavor, no perguntal depois no comenta.obg, ele oia se vida em Risco ne se posto de traboi.

  8. mario dias

    Esse dono deveria dar a sua cabeça ao meu ex-colega de Liceu para ter a mma sorte. Irresponsabilidade à mais ter esse animal na via publica em espetaculo ridiculo.

  9. airton andrade

    o dono tem culpa mas descordo dos vossos comentarios porque 1 pitbul pode ser agrecivo ou passivo depende de como for criado.digo isso porque tenho 1.

  10. Fortes

    Por mim deviam ser processos para os dois. Ao agente pelo “show” que deu motivado se calhar pela falta de ação e pela inspiração de ter visto o Fast Furious 7; ao dono, porque todos estão cansados de saber que esta raça geneticamente modificada constitui um perigo para a sociedade.

  11. Djê Guebaran

    Aqui em Florida è proibido ser portador de um Pitbull se não tens um seguro para com o animal seras multado. È considerado um animal perigoso que ataca as pessoas do mesmo dono. Mata crianças. mata ancianos, emfim todos que el ataca.Os Pitbul são oriundos de Sul Africa foram preparadas e emtreinadas para atacar os negros em a època do colonialismo branco.

  12. lili

    vejo pessoas que não tema noção do que é ter um cachorro. pois o cachorro obedece ao dono.. e assim como Freud dizia ” Dá-me uma dúzia de crianças sadias,que transforma-las em ladrões, cientistas, entre outras personalidades” também se aplica ao cachorro. Pitbull é uma raça amiga e dócil conforme for criado.Só há um detalhe: essa raça tem muita energia e devemos exercitá-la todos os dias. Convido ao pessoa a assistir o programa “encantador de cães” de SIC mulher

  13. lili

    Eu tenho um pitbull que foi educado desde pequeno. ele tem 2 anos e quando as pessoas aproxima para brincar com ele ele mesmo deita de costas e deixa o pessoal esfregar as mãos na barriga. detalhe nunca tive problemas com o cachorro. Assim é o dono..assim será o cachorro

  14. Atentos em dia

    Pessoal ka no tchora morti di kel pitbull, pk policia fazi dreto quando ele atira na kel animal ferroz.Pessoal pa nhôs conhecimento, kel pitbull tjá ataca 3 cão viralata, djá tenta ataca um turista minha gente. Eme ta flá nhôs, kel Agente atira ne kel animal, para prevenir a população que estaba na redor de terreiro, pk kes animal e muito perigosos, como todos nos sabemos, quanta mais quando esperimenta sangui. outra coisa, quem qui tem um cão de kel natureza lá, tem que ter requisitos que o permite obter este, k não é o casa do proprietario, este sim não tem nenhum requisito para ter um cão destes, ou senão este cão quem deveira ser dono do propriétario.Pessoal pa nhôs informação, este propriétario, treinavam este cão para ataque, e com intuito de atacar quem quer que seja que tivesse problemas com ele. outro mais, quando polícia atirou nele, ninguêm sabia quem era o dono, pk este estava abandonado…….

  15. Fernando Fortes

    Esse irresponsável do dono do cão devia ter vergonha.
    O cães devem andar com protecção na boca e com coleiras, devem ter registo nas Câmaras,etc.
    Esse irresponsável devia ser detido pelo guarda que teve que matar este cão.

    O dono do cão foi o principal responsável,pela sua morte, com a sua irresponsabilidade.

    Já agora para quando uma legislação que responsabiliza os donos dos animais,por prejuízos e outros danos causado, com pena de prisão efectiva.

  16. Celeste Vieira

    Na verdade quem deveria ter sido atingido era o dono deste pobre cão que nao sabe lidar com esse tipo de animais. Alias o problema é enorme e é tempo das autoridades agirem mais activamente contra a posse desses animais perigosos.
    Espero que o Juíz faça Justica e aplique uma multa ao dono do cão fazendo o feitiço voltar contra o feiticeiro. Alias muitos desses donos desses cães perigosos andam ligados a actividades obscuras. Só uma pessoa que nao se encontra nas posses do seu juízo deixa um Pitbull solto em via publica.
    Os policias fizeram o seu trabalho e agora sao culpados por matarem um cão raivoso e se o nao fizessem o publico os culparia por nao terem matado o perigoso cão.

  17. hn

    mediante situaçao,tudo pq ele t otcha k ele k tava t ataca nenhum pessoa,mas sim um animal moda ele,tudo bem k é simplesmente um viralata moda t dzit ,mas è um ser vivo tb . agora t perguntod . pois ,e se fosse um ser humano,e es ser humano fosse um familiar do dono ,por exemplo se fitch.autoridades ja t na hora tma providencia pq pitbulsss tita anda na cidade moda peao na rua e sem segurança nenhuma .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.