MAC#14 : a rede social como canal de mobilização

2/04/2015 07:49 - Modificado em 2/04/2015 07:53

Movimento Acção Cívica (MAC#14), assim é denominada a manifestação contra o novo Estatuto dos Titulares dos Cargos Políticos. Este movimento foi espoletado através do “Facebook” e conseguiu mobilizar mais de 5 mil pessoas que saíram nas cidades da Praia, Assomada (Santa Catarina de Santiago), Mindelo (São Vicente) e Espargos (Sal), onde apelava ao veto do estatuto e demonstrou o desagrado dos manifestantes com a classe política.

 

O movimento fez história em Cabo Verde pelo número dos participantes e demonstra a força que as redes sociais poderão ter como ferramenta de comunicação e transmissão de ideias e de informações. Isto porque a manifestação começou no Facebook onde alguns apoiantes postaram fotografias e “Cartoons” como forma para demonstrarem o próprio descontentamento com o novo Estatuto dos Titulares dos Cargos Políticos. Ou seja, a rede social serviu de ferramenta para reunir os manifestantes que, em três cidades de três ilhas diferentes, saíram às ruas para apelarem ao veto do Presidente da República.

Os organizadores utilizaram a rede social para agradecer a adesão dos manifestantes assim como para efectuar o convite à manifestação.

 

Políticos

  1. Arnaldo Belchior

    Apoio 100% essa luta.

  2. Felisberto Frieira

    O Problema é que esses políticos já fizeram da política a sua profissão. Se acham que ganham mal saiam dali, pq outros querem lá chegar. Um monte de preguiçosos na política, na mordomia, sem trabalhar e a desrespeitar o povo…saiam da política e venham trabalhar no duro, pesca, varrer rua, polícia, professor, cuidar de velhos, cuidar de doentes mentais, vender pastéis, vender gelado, cozinhar nas escolas, guardas, segurança, condutores…tudo isso é trabalho duro assim como vocês querem fazer-nos acreditar que o que fazem é duro, então venham trabalhar aqui na terra se no céu é difícil!!! vão pra aquele lugar todos, principalmente o Filu!!!

  3. monteiro

    Pergunto aos deputados se conseguem viver com 6,000$00 como as cozinheiras da escolar?
    Pergunto se canditaram para server o pais ou interesses pessoas?
    Como um pais Pobreeeee consegue pagar deputados o montao de dinheiro?
    Pq todas essas regalias?
    Verdade onde foi parar o dinheiro do FOGO?
    Num pais onde o nivel de desemprego e tao alto e a maioria das pessoas empregadas a ganhar menos de 30 contos e deputados a querer ganhar o mesmo k deputados de paises ricos e com mais regalias.
    Sou contra Cassobody mas no fundo sei tem motivos k levam a isso. Imagina um muido terminou o curso ,nao encontra trabalho ,tem k pagar o dinheiro para tras. Comeca a estar nas esquinas sem nao k fazer e sem dinheiro. Ai comeca droga,bebida ,roubo ,deprecao. Agora diz quem e mais ladrao ? Este ou o Deputado?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.