Brasil e Cabo Verde vão ampliar a parceria na área da defesa

26/03/2015 08:10 - Modificado em 26/03/2015 08:10
| Comentários fechados em Brasil e Cabo Verde vão ampliar a parceria na área da defesa

defesaDurante a visita oficial do Ministro da Defesa de Cabo Verde, o Ministro Jaques Wagner destacou que a parceria com Cabo Verde é altamente estratégica, especialmente pelo esforço na vigilância e no combate a ilícitos na área marítima localizada entre a América do Sul e a África.

No acordo de parceria serão aprofundadas principalmente as áreas de formação militar, realização de exercícios conjuntos das Forças Armadas e intercâmbio de inteligência de informações para o controlo dos espaços aéreo e marítimo no Atlântico Sul.

Em vez de militares de Cabo Verde irem para o Brasil para participarem nos cursos de capacitação nas diversas escolas militares – como acontece actualmente – o ministro Jaques Wagner admitiu a possibilidade do Brasil enviar instrutores militares para o treino de tropas cabo-verdianas no próprio país. Tal medida, segundo o Ministro, permitirá que um maior número de militares possa participar nos cursos, trazendo melhores resultados custo-benefício.

O Ministro da Defesa de Cabo Verde elogiou o seguimento dos projectos executados em parceria pelos dois países.

Wagner afirmou que a orientação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, seguindo o que é preconizado pela Estratégia Nacional de Defesa (END), é a de dar prosseguimento aos projectos de cooperação com os países africanos. A cooperação com países do Atlântico Sul, com o fortalecimento da capacitação militar desses países, é considerada fundamental porque pode contribuir no combate aos ilícitos transnacionais.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.