Romney considera ser “inaceitável” um Irão nuclear

30/07/2012 01:10 - Modificado em 30/07/2012 01:11

O candidato presidencial norte-americano Mitt Romney manteve este domingo conversações com responsáveis israelitas em Jerusalém em torno do programa nuclear iraniano, numa visita destinada a comprovar as suas credenciais em política externa.

 

“Tal como vós, estamos muito preocupados com o desenvolvimento das capacidades nucleares do Irão e penso ser inaceitável que o Irão se torne numa nação com armas nucleares”, referiu o candidato do Partido Republicano à Casa Branca durante um encontro com o Presidente israelita Shimon Peres.

“A ameaça que colocaria a Israel, à região e ao mundo não tem paralelo e é inaceitável”, frisou Romney, que em 6 de Novembro defronta o Presidente em exercício Barack Obama num escrutínio presidencial que se prevê particularmente disputado.

“O Irão e o seu esforço para se tornar num país com capacidade nuclear é um aspecto que encaro com muita seriedade, e espero continuar a discutir consigo sobre as futuras acções que podemos tomar para dissuadir o Irão da sua loucura nuclear”, tinha já considerado Romney durante um encontro prévio com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O chefe do governo israelita referiu-se por sua vez a uma “ameaça militar forte e credível” porque as sanções e a diplomacia “até agora não comprometeram um milímetro o programa [nuclear] iraniano”.

“É importante fazer tudo ao nosso alcance para impedir que os ayatollahs tenham acesso a essa capacidade”, disse ainda. “É por isso que acredito na necessidade em mantermos uma ameaça militar forte e credível, associada às sanções, para tentar alterar esta situação”, sustentou Netanyahu.

Israel é o único país do Médio Oriente que possui, embora sem o reconhecer, um arsenal nuclear.

Um conselheiro de Romney tinha admitido esta manhã que o candidato republicano “respeitaria” uma acção militar unilateral de Israel contra o programa nuclear iraniano.

 

 

 

 

cm.pt

  1. Dje Guebara

    Tanta hipocracia Isramierda tem o total de 300 bombas nucleares e então porque tanto medo.Força Iran não deixa ser intimidado por esas propotentes que penção ser dono do mundo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.