Um segredo de Polichinelo

19/03/2015 07:37 - Modificado em 19/03/2015 07:37

segredoA sondagem publicada no semanal ‘A Nação’ colocou o presidente da UCID, António Monteiro, numa posição de destaque para a corrida à Câmara Municipal. A sondagem mostra que numa corrida com o actual presidente da CMSV, Augusto Neves, Monteiro seria provavelmente o vencedor.

António Monteiro esboça uma reacção positiva mas com naturalidade, tendo em mente sondagens anteriores: “noutras sondagens a minha pessoa era apontada como vencedora, mas durante o processo, acabámos por perceber que o que vinha na sondagem não se concretizou”. E tendo em mente que não passa de uma sondagem, diz que “tudo vai depender do trabalho para efectivar a sondagem”.

Num ano pré-eleitoral, diz que o partido tem realizado o seu trabalho. Tendo menos recursos que os outros partidos aposta num trabalho contínuo no terreno, em vez de deixar todo o trabalho para os últimos meses com materiais de propaganda. “Não tendo esses recursos e tendo consciência da dimensão financeira dos adversários, temos de estar a toda a hora a fazer política mostrando que  a política não deve ser feita em base financeira mas com uma alma para ajudar a resolver os problemas da ilha e das pessoas”.

Candidato à Câmara Municipal da UCID?

Sobre a temática de quem será o candidato da UCID para São Vicente ou mesmo se António Monteiro será o candidato, responde que o partido ainda não tem candidato para as legislativas. “Porque a prioridade são as legislativas que estão em primeiro lugar. Estamos com os olhos nas legislativas para vermos se conseguimos mudar a governação do país, que do nosso ponto de vista não tem sido boa”. As atenções estão concentradas nas legislativas não descurando a importância das autárquicas, sublinha Monteiro.

Para as eleições de 2016, diz que o partido está a trabalhar para concorrer em todas as ilhas, seja com candidatos próprios ou apoiando candidaturas independentes que aos olhos do partido “têm condições para melhorar as condições de vida dos munícipes. Essa é a nossa grande vontade: trabalhar e trabalhar para termos uma UCID com peso político superior àquele que temos tido neste momento”, sustenta.

Sentimento do eleitorado

Para Monteiro, as pessoas aspiram a uma mudança no executivo camarário. “As pessoas entendem que a presidência não tem sabido responder de forma inteligente e atempada às aspirações que os sãovicentinos estariam à espera”.  Apesar de ver alguma positividade nalgumas obras da edilidade, entende que a nível de criação de desenvolvimento económico na ilha para a atracção de mais investidores e de uma relação de maior proficuidade com o poder central, não tem acontecido. “De maneira que a população acha que devemos ter uma Câmara mais pungente e uma maior intervenção política e económica e daí um certo desagrado revelado no estudo de opinião”.

 Câmara liderada pela UCID

Numa possível câmara liderada pela UCID promete “um presidente de Câmara mais humilde, mais capacidade de saber ouvir as pessoas e uma visão alargada em termos de desenvolvimento industrial e social, um presidente com uma capacidade muito profunda para se entender com os outros partidos e uma Câmara que consiga gerar um diálogo profundo e profícuo com o poder central para ajudar São Vicente a encontrar um rumo”, descreve Monteiro.

Pensa que poderia haver melhores condições em muitas áreas. Acha que pescas, gestão marítima, desenvolvimento económico e potencial turístico da ilha poderiam ser melhor explorados.

  1. Nelson Cardoso

    Monteiro não pode esquecer-se de que a UCID também é Câmara em São Vicente. Melhor expressando, dos cinco vereadores profissionalizados existentes, dois são da UCID e nas áreas importantes: Ambiente e Saneamento, Juventude, Educação, Infância, etc. Não é concebível que Monteiro, Presidente da UCID venha agora dizer que algo vai mal, sabendo que toda a política camarária é aprovada e sustentada pela UCID , tanto a nível da Câmara como na Assembleia Municipal. Temos de ser sérios nos discursos.

  2. Jose Amaral

    …devemos ter uma Câmara mais pungente…?…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.