JMN faz balanço das suas 100 medidas

17/03/2015 08:10 - Modificado em 17/03/2015 08:22

JMNNo projecto “mudar para a competitividade” o Governo tinha anunciado 100 medidas que visavam o equilíbrio da economia, a consolidação orçamental e o estímulo à actividade económica e à competitividade. Num balanço da aplicação destas medidas, o Governo diz que “é muito positivo”.

“Das cem medidas anunciadas, 56 estão em fase de desenvolvimento, 24 em franco desenvolvimento, nove já foram iniciadas  e cinco implementadas  e apenas seis não  foram  executadas .Isto segundo o Primeiro-ministro, José Maria Neves

Mas, para Neves, ainda há sectores que precisam de melhorar como o da Justiça, do transbordo marítimo entre ilhas e da complexidade fiscal. Aspectos que, segundo Neves, podem ser melhorados no intuito de melhorar a competitividade do país.

Na altura da apresentação das medidas, o primeiro- ministro  tinha sublinhado que seriam medidas “que promovem respostas atempadas e articuladas da administração pública aos utentes no sentido de reduzir os custos e o tempo de espera, estabelecer prioridades e prazos de resposta, eliminar ou fundir formulários, eliminar as decisões contraditórias entre os serviços públicos. Implementaremos programas de simplificação em áreas críticas para o ambiente de negócios como o universo portuário e alfandegário, o sistema de registo de propriedade e o licenciamento”.

  1. DN

    HÁ VÁRIAS OUTRAS MEDIDAS QUE PRECISAM SER IMPLENTADAS: Redução dos gastos com as despesas de funcionamento em todos os serviços do Estado; Controlo da circulação dos veículos do Estado; Acabar com a politização na Administração Pública em geral; Acabar com o compadrio nos vários Ministérios incluindo as empresas e os institutos do Estado; Retomar o processo de admissão de funcionários através de concurso em vez de facilitação de camaradas e amigos, etc

  2. Maria José

    Djô mentiroso. kakakakakaka. Rir para nao chorar!!

  3. Paulo Ferro

    Sem Medidas
    56 Medidas em fase de Desenvolvimento de Rendimento Médio.
    24 Medidas em Fraco Desenvolvimento e Implementação.
    9 Iniciadas sem prazo de Realização.
    6 Executadas ahhhhhhhhhhhhh
    Sua Excia precisa de uma FITA MÉTRICA
    Até perdi a conta de quanto tempo se passou.
    Transbordo de Governância para evitar a INCOMPETETIVIDADE que vem se cultivando e alastrando nesse PAIS a ponto de que qualquer dia será difícil para não dizer Impossível recuperar essas Gerações que se está a perder.

  4. Neves

    Este Sr. já deu provas de que é um excelente líder e tem visão de desenvolvimento, apesar de manifestar saturação nos últimos tempos. Agora a administração pública com mais de 20 mil pessoas para gerir não é tarefa facil. Eu sei que muitas dessas 100 medidas e outras que não resultam muito por causa de pessoas intermediarias, de tecnicos teimosos que existem por aí. O grande problema na apub é conseguir que uma ideia passe do planeado para a acção, que logo encontra uma barreira forte… Em Cabo Verde há muitos chefes intermédios que não servem para nada, não tem visão de mudança.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.