Reforma do Parlamento: todos bons…rapazes na defesa dos seus interesses

17/03/2015 08:02 - Modificado em 17/03/2015 08:18
| Comentários fechados em Reforma do Parlamento: todos bons…rapazes na defesa dos seus interesses

parlamentocaboverdeO MpD e o PAICV  estão contentes com o acordo que alcançaram no que  toca a reforma do parlamento . Não podia ser de outro jeito num jogo onde são eles a jogar e  a apitar .

Os líderes parlamentares reuniram-se com o Presidente da República para darem a conhecer não só os consensos em relação aos órgãos externos da Assembleia, mas também o estatuto dos cargos políticos que tem dominado o debate nos últimos dias.

Para Elísio Freire, líder parlamentar do MpD, a essência da reforma da Assembleia Nacional será no sentido de dar centralidade política ao Parlamento. Relembra que a o regime político a vigorar no país é o parlamentar, onde o Parlamento deve ser o centro, o que não se tem verificado.

Felisberto Vieira, líder do PAICV, fala na credibilização da classe política. E acrescenta que o país, com a reforma, passa a ter um Parlamento moderno para o séc. 21, “com capacidade administrativa e maior capacidade de fiscalização da actividade governativa”.

Outra mudança que quer ver implementada é o regime de exclusividade, isto é, “evitar a tentação do regime dúbio, a tempo parcial, Filú diz que os deputados passam a trabalhar exclusivamente para o povo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.