UE reforça fronteiras contra terroristas

13/03/2015 02:50 - Modificado em 13/03/2015 02:50
| Comentários fechados em UE reforça fronteiras contra terroristas

anabelaOs ministros do Interior da União Europeia (UE) acordaram esta quinta-feira reforçar o controlo das fronteiras exteriores à UE e intensificar a partilha de informação através da Europol e Eurojust, nos próximos meses. Estas são duas das medidas que constam do roteiro europeu na luta contra o terrorismo adotado pelos ministros do Interior da UE durante o Conselho de Justiça e Assuntos Internos, que hoje decorreu em Bruxelas, onde esteve presente a ministra da Administração Interna portuguesa, Anabela Rodrigues.

Num comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que o roteiro visa “tomar medidas e alcançar resultados significativos nos próximos meses” na luta contra o terrorismo. Nesse sentido, os ministros do Interior da UE querem “fazer pleno uso do quadro Schengen existente para reforçar e modernizar o controlo das fronteiras externas” e “abordar a questão dos conteúdos de internet que promovem o terrorismo ou o extremismo através do reforço das capacidades de referenciação da internet”, adianta o MAI. Outras das medidas que constam do roteiro são o “aumento da cooperação e troca de informação no quadro da luta contra o tráfico de armas de fogo, dando prioridade ao desmantelamento e descativação de armas de fogo” e “intensificar a partilha de informação, nomeadamente através da Europol e a Eurojust”. No Conselho de Justiça e Assuntos Internos, a ministra congratulou-se com a adoção de um calendário de atuação em áreas estratégicas.

Anabela Rodrigues deu a conhecer aos seus congéneres europeus a nova Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo aprovada recentemente e, que traduz, “um compromisso de mobilização, coordenação e cooperação de todas as estruturas nacionais com responsabilidade direta e indireta no domínio da luta contra esta ameaça”.

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.