Visita do grão –duque: O IV PIC entre Cabo Vede e Luxemburgo será assinado em Santo Antão

9/03/2015 07:56 - Modificado em 9/03/2015 07:56

grão duque luxemburgoA visita de quatro dias do grão-duque do Luxemburgo ao arquipélago é um gesto de reconhecimento para o povo cabo-verdiano e pela “excelente” relação diplomática existente entre os dois países, considerou o representante da cooperação luxemburguesa no arquipélago.

Marc de Bourcy, que falava à Inforpress, no âmbito da visita de trabalho que Henri do Luxemburgo efectua a Cabo Verde, de 09 a 12 de Março, realçou que essa deslocação é um gesto de agradecimento pela “excelente” relação diplomática e, também, de afinidade e amizade entre os dois países.

Henri do Luxemburgo far-se-á acompanhar da duquesa, da ministra da Cooperação e da Acção Humanitária e do secretário de Estado dos Assuntos Económicos, além de uma comitiva empresarial e 18 jornalistas da imprensa escrita, rádio e televisão.

Para Marc Bourcy, que é também encarregado de negócios da cooperação luxemburguesa, a visita será um momento marcante, “histórico” e de “muita emoção”, já que é a primeira vez que o chefe do estado do Luxemburgo visita Cabo Verde.

Durante a sua estada no arquipélago, o grão-duque será recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e pelo presidente da Câmara Municipal da Praia”, indicou.

Segundo o representante da Cooperação Luxemburguesa, o visitante luxemburguês vai visitar as ilhas de São Vicente e Santo Antão, onde irá assinar um acordo de financiamento, no âmbito do quarto Programa Indicativo de Cooperação (PIC), 2016/ 2020, avaliado em 45 milhões de euros, aproximadamente 5 milhões de contos.

 

  1. Assinatura de um acordo de Financiamento nas ilhas de S.Vicente e Santo Antão é benvinda, isso graças à amizade entre estas duas Ilhas e os Luxembugueses, sabemos que este país recebe a maioria de imigrantes, origem S.Antão e S.Vicente.

  2. Ema Rodrigues

    Visita Cabo Verde em reconhecimento dos caboverdianos de Santo Antão. Serà recebido – logicamente – na Praia pelos PR, PM e Edil. E em Santo Antão quem o
    recebe? Vai dar umas voltinhas so com a sua comitiva?

  3. Eduardo Oliveira

    Sua Alteza Henry de Luxemburgo merece ser recebido com honras reais mas na ilha de Santo Antão que ele decidiu ajudar. As honras na Capital são obrigatôrias e bem vindas mas cabe à ilha de Januàrio, na sua modéstia, mostrar que sabe receber.
    Que ponham o tapete vermelho onde é devido.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.