Irão nunca vai ter bomba atómica

26/02/2015 08:21 - Modificado em 26/02/2015 08:21
| Comentários fechados em Irão nunca vai ter bomba atómica

kerryO Irão nunca vai ter direito a possuir uma bomba atómica porque é signatário do Tratado de Não-Proliferação, afirmou esta quarta-feira o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry. “O Irão estará sempre proibido de fabricar uma arma nuclear, esta é a natureza da adesão ao Tratado de Não-Proliferação a que pertence”, disse o secretário de Estado norte-americano a uma comissão do Congresso dos Estados Unidos.

O Irão é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, um texto multilateral de 01 de julho de 1968, mas tem sido acusado de desrespeitar o documento ao ocultar parte do seu programa de enriquecimento de urânio. O Irão e os Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha têm até 31 de março para fechar um acordo sobre o controverso programa nuclear iraniano. Em novembro de 2013 foi assinado um acordo provisório que agora deverá ser transformado num texto final que vai permitir a Teerão desenvolver certas atividades nucleares civis, mas que inclui a proibição de construir uma bomba atómica. Em troca, serão levantadas as sanções internacionais contra iranianos.

A República islâmica sempre afirmou que o seu programa de enriquecimento de urânio não tem dimensão militar e que visa apenas desenvolver atividades nucleares civis.

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.