“Pauladia e Raboladia”: Entre gostos e desgostos

13/02/2015 07:51 - Modificado em 13/02/2015 08:30

PauladiaA música “Génio Sonhador” no seu refrão diz: “dal raboladia bo mostral Soncente, repical pauladia, fazel sabe. S`nhro Gruadia ka bô dam pauladia, dam reboladia q´hoje é Carnaval”. É o tema do grupo carnavalesco de Monte Sossego e a autoria dos “adias” é de um doente mental. Este esteve preso na Cadeia da Ribeirinha e após a sua libertação, foram postados nas redes sociais vídeos, onde o doente mental após ter sido embriagado conta uma possível violação. Daí a expressão “guardia raboladia e pauladia”.

Devido à origem do refrão na música  do “Génio Sonhador”  há quem goste e considere que é Carnaval e ninguém leva a mal, como diz o ditado, porém, há quem considere uma falta de respeito para com o doente mental. As opiniões divergem, mas o Vereador da Cultura de São Vicente, Humberto Lélis, disse à RCV que “a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) não tem a intenção de entrar em polémica com ninguém devido às opções das músicas dos grupos de Carnaval, até porque a comissão do Carnaval não interfere na escolha dos temas” e esclarece que estes são enviados em cartas fechadas e são entregues aos júris para a avaliação e classificação. A CMSV não entra em polémica e alguns mindelenses também concordam que não há motivo para alarmismos.

Mia disse ao NN que “a música não afecta a saúde mental de ninguém. A expressão pauladia e reboladia são agora do povo mindelense. Infelizmente surgiu de um doente mental, porém não conta o contexto de como surgiram essas expressões”. Assim também há quem defenda que afinal é Carnaval e ninguém leva a mal, acrescenta Isaías, a maioria dos temas do Carnaval mindelense aproveita-se simplesmente da actualidade seja ela negativa ou positiva, na qual ressalva quem gosta da música e não vê nada de mal. Os entrevistados Ronaldo e Evy são da mesma opinião. Cleó afirma que aprendeu a gostar da música e que no início teve alguma dificuldade em digerir a “pauladia, a reboladia e guardia” devido à origem dessas palavras, mas alguém ensinou-lhe que “o Carnaval é boca do povo”.

Há quem vá mais longe e considere que existe aproveitamento dessa polémica para desfavorecer o grupo de Monte Sossego. Zack acredita que esta discussão não tem razão de existir e que em vez das pessoas se preocuparem com as condições inexistentes dos doentes mentais em São Vicente, preocupa-se com a censura da criatividade de um artista. Dirce refere que não gosta do refrão e considera que estraga a essência da música, mas assegura que é evidente que as pessoas já querem tirar proveito de outras formas e acrescenta: “Afinal é ou não é Carnaval??? Então porque levar a mal???” Apesar de ser Carnaval há quem não goste e dê cartão vermelho à letra do “Génio Sonhador”.

Catisiana Monteiro disse que “deveriam lembrar que há crianças que saem no grupo e que se não fosse a expressão de um doente mental, que possivelmente foi violado, não haveria esta música”. A entrevistada considera que o grupo de Monte Sossego deveria ter mais respeito e consideração para com o público e atribui “uma falha grave à música”. Alécia não concorda com a letra porque para além das crianças que ouvem a música e participam no Carnaval, considera que é uma forma de espalhar a história do doente mental, mesmo que num contexto de alegria no qual não tem nada a ver com a origem das expressões “pauladia, raboladia e guardia.” Delmar acrescenta que são palavras fúteis e que há falta de criatividade na música, assim como Cristina considera uma má opção do grupo carnavalesco de Monte Sossego que ainda brinca com os agentes prisionais que não devem dar “pauladia, mas sim raboladia porque é Carnaval”.

Enfim, o Carnaval Mindelense não era mindelense se não fosse satírico, com alguns dissabores e polémicas que normalmente instalam-se com a atribuição dos prémios, em que alguns gostam e outros nem por isso e outros adoram. Porém, o que seria do rosa se não existisse o azul, assim como o que seria do Carnaval se todos gostassem de todo o enredo da festa do Rei Momo.

  1. CidadaoCV

    Pois é … “É carnaval e ninguém leva a mal”, mas devia … Que explicações um pai (eu) dará a um(a) filhote(a) quando este(a) lhe perguntar: – “pai o que crê dzê; “repical pauladia, fazel sabe”? Digam-me! Vou ter que inventar uma desculpa, (mentira) qualquer? ou então ignorar a preocupação da criança, deixando-a a tirar as próprias conclusões? Depois disto se aparecer uma música de carnaval com palavras ainda mais obscenas será aceita pelo Júri? … É carnaval, na vida tudo tem limites …

  2. ouvinte_s.vicente

    Esse musica katem nada de mal. até k ess musica é melhor musica de carnaval de 2015.É só ignorância desse povo é k tita dzee kont de doente mental . esse musica katem nada a ver k quek doente mental .Ele levá ses pauladias na cadeia. ele podê fcá até contente desse homenagem. NAO É VERDADE D. LILI? quem armou toda essa polémica a volta dessa musica. NO TRÁ TCHEPEU PESS MUSICA !!

  3. Sun tzu

    Sinceramente e um falta respeito pa um doente mental, grupo monte sossego e o compositor estao a ser muito infeliz na escolha deste refrão … Não fica bem…. Eles que não são doentes mentais deviam pensar melhor, caso contrário estão a ser pior ….

  4. CidadaoCV

    Pois é … O problema não está em quem disse as palavras. Não está em causa uma possível afronta ao doente mental. O que está em causa é o significado das palavras.

  5. Cidadão CV tem toda a a razão.
    O autor desta música teve esta infelicidade neste refrão e além de mais é de estrema pobreza., não diz nada,
    e o Sr. ouvinte s,vicente deve estar a tirar partido desta musica ao dizer o que diz.
    Esta musica devia ser levado ao voto pelos internautas , para verem. Espero que Noticias do norte faça isso.

  6. Monte Sossego

    Acho dona lili ma celi te faze campanha pa ganha
    ma bsot pauladia te guardot pa quarta feira vindos oriente

    Monte sossego sempre

  7. coisas de oposição

    maltas d’oposição ta desperot. agora querem ganhar na secretaria

  8. Fitch d´soncente

    Esta musica é uma autentica palhaçada, desrespeito e falta de consideração para com os nossos doentes mentais, é triste ver uma sociedade tão cega neste mundo que estamos a viver com tantas dificuldades e a gastar milhares de contes em festas e depois ficam a reclamar da crise e falta de emprego,de certeza que para o resto do ano ficam a mendigar o pão,” moda Bana ta dze depos sabe morre ka nada”,é mentira depois vem é as consequências nos bolsos de certeza, a dificuldade em por um pão na mesa.

  9. para sun tzu

    nao achas muita hipocrisia da tua parte de falar de falta de respeito por parte do grupo e compositor, quando as imagens, o video do pobre cuitado esta por ai a serem divulgadas e partilhadas todos os ssantos dias.

  10. Sun tzu

    Hipocrisia e o que estás a tentar defender…em vez de ajudar este pobre cuitado a esquecer essa face negativa da sua vida retirando as imagens e os vídeos de circulação estás a apoiar este refrão infeliz que principalmente as crianças vão estar a cantar…não tens filhos???…deixa de ser palerma e cresce….

  11. R'dam

    Um ca sebia se paulada ma rebolada era palavras obsenas?
    Ma como um ta vive tcheu one fora de SV,pode ser ke jas vra.
    Tcheu des ek ta prei ke abole desse musica e se letra,fui aqueles ek ca faze nada pa para de faze e divulga filme de kel rapaz ek fui violod na cadeia. Es tud tmal como um brincadera ke na nha ponte de vista mut mal. Ez ca pensa sez tinha fidje ,irmon,pai etc. Mi tud kem pom na nhe profiel kel filme ,um tava tral pq tava da dor oia cosa igual.
    Feliz carnaval pa tud povo de SV.

  12. xcontra

    cada hora te parce um cosa k pe argumenta, se el tinha k da polemica, kem seria responsavel era kem publica kel video ne facebook, ness ponto li ninguem ca te dze nada, ex ´+e tem k ser responsavel pe tud isso.

  13. joana

    Antes de falarem desta musica de carnaval, que dizem ferir os doentes mentais e estar na boca das crianças onde é que estão os ilustres ao deixarem passar nas rádios os rip rop e o famoso Chá de prege cantado pelo ilustre apontador de dedo contra essa lindíssima musica.Força ao excelente compositor e viva o grupo de monte sossego.Aos invejosos e infelizes antes de falarem e criticarem deviam pensar o que fazem e pior o que digam.Atiram as pedras e escondem as mãos.

  14. curiosos

    Ess pove de svicente devia preocupa que kes video de sexo de ses filha que ta estod ta circula na internet tud hora. Volta e meia ta parce um video o um banda de foto ses mnininha de perna escancarod pa tud lode, ma ess li e ne problema……

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.