Primeiro cardeal de Cabo Verde destaca «expectativa» no novo serviço à Igreja

11/02/2015 08:14 - Modificado em 11/02/2015 08:14
| Comentários fechados em Primeiro cardeal de Cabo Verde destaca «expectativa» no novo serviço à Igreja

Segundo a Agência Eclesia, o bispo de Santiago, D. Arlindo Furtado, já se encontra em Roma, onde vai ser criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório deste sábado, o que acontece pela primeira vez na história do país lusófono.

Em declarações divulgadas pela Diocese de Santiago, o futuro cardeal disse que é com grande expectativa, uma vez que não possui nenhuma experiência desse tipo, mas acredita que tudo irá correr conforme planeado.

  1. Arlindo Furtado afirma que irá dar o seu melhor com muita serenidade. “Sei que não estou só”, analisou o futuro cardeal que confia na “força e alento” de Jesus Cristo para a sua nova missão. D. Arlindo relembra ainda que este não é apenas um triunfo da Igreja de Cabo Verde, mas de todos e da história do país.
  2. Arlindo Furtado admitiu ter ficado “apreensivo”, aquando do anúncio da sua criação cardinalícia, a 4 de Janeiro, uma vez que é chamado a uma “nova responsabilidade”, “outro nível da Igreja”, onde fica “mais próximo” de Francisco.

A Diocese de Santiago destaca que o primeiro cardeal cabo-verdiano vai ser acompanhado por uma “caravana multifacetada” de concidadãos, tanto os que se deslocarão a Roma desde o arquipélago como vários emigrantes em Portugal, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos da Américas e Itália.

  1. Arlindo Furtado encontra-se em Roma, onde vai ser acompanhado por diocesanos e emigrantes do arquipélago.

Depois de servir as comunidades católicas do Mindelo, tomou posse em 2009 como bispo de Santiago, diocese que foi erigida por desmembramento da então Arquidiocese do Funchal, a 31 de Janeiro de 1533.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.