Educação não é despesa, mas investimento

6/02/2015 07:53 - Modificado em 6/02/2015 07:53
| Comentários fechados em Educação não é despesa, mas investimento

educação (260x194)“Tudo o que previmos fazer durante o ano de 2014 conseguimos realizar”, declara o Vereador Januário da Luz, responsável pelos Pelouros da Educação e Juventude da CMSV. Um balanço positivo como afirma. Na área da educação, tinha como meta estabelecer e manter o diálogo com a escola para evitar a exclusão de alunos, assim como o pagamento de propinas e apoios, e manter o transporte escolar e continuar a distinguir os melhores alunos como política de incentivo aos mesmos.

O pagamento de propinas, como revela o Vereador, constitui a política da edilidade para ajudar os jovens. No ano de 2013-14 a edilidade pagou cerca de quase um milhão de escudos em propinas no ensino secundário e cerca de dez milhões de escudos em propinas de 172 universitários. “Representa um encargo significativo que poderia ser empregue numa outra actividade, mas queremos continuar com esta política da Câmara Municipal que está centrada na formação dos jovens”, exterioriza Januário da Luz. E como revela, a edilidade pretende continuar com o que considera um investimento e não uma despesa, ajudando os alunos mais carentes de recursos.

Duas acções realçadas pelo Vereador na área da juventude e que se centram no levantamento socioeconómico dos jovens. Esse levantamento foi feito através do Centro da Juventude. E como acrescenta, os dados são preocupantes e a Câmara Municipal deve levá-los em conta. “Da análise que conseguimos retirar, chegámos à conclusão que existe muita juventude desocupada, sem trabalho e sem ocupação escolar”. Para os jovens com baixa escolaridade diz que têm sido feitas formações profissionais para lhes dar ferramentas para ajudá-los no mercado do trabalho.

Para 2015, prevê continuar com os mesmos projectos, principalmente na área da educação com os apoios e o pagamento de propinas aos alunos mais carenciados.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.