Descida preços dos combustíveis da energia e água: As contas de sumir da ARE

6/02/2015 07:42 - Modificado em 6/02/2015 15:33

renato_limaRenato Lima, Presidente do Conselho de Administração da Agência de Regulação Económica, anunciou que os “ preços dos combustíveis, em Cabo Verde, vão esta semana sofrer uma descida acentuada”. E por arrastamento  os preços das tarifas de água e energia também devem baixar.

Renato Lima diz que apenas  a valorização do Dólar perante o Euro pode atenuar uma descida expressiva dos preços dos combustíveis visto “ que temos que gastar mais euros para comprar dólares, a moeda que é usada na compra do grude”.  Mas o presidente da ARE não explicou a razão  pela qual as tarifas de água e energia não foram alteradas desde 2012. Isto porque ,na altura, a justificação para o aumento brutal foi a aumento do barril de grude que altura estava a cima dos 100 dólares /barril  e actualmente  com o barril   de brent cotado  ontem a  56  dólares não houve diminuição dessas tarifas . Por isso mesmo  com o dólar em alta face ao euro os  consumidores “esperam  uma  descida realmente acentuada dos preços  da água e energia “

A ARE  diz que as medidas que vai tomar  são para acompanhar a tendência do preço do crude no mercado internacional. Mas consumidores nunca entenderam as contas que o regulador faz ,pois acham que a ARE “ normalmente faz contas de sumir que reflectem sempre no bolso, apenas do consumidor final “.

  1. saiko

    combustiva desceu metade de preso, mas aqui nao , continua a roubar os caboverdianos, trasncor tambem esta caladinho com os bilhetos la em cima sem descer onde esta o senhor antonio pedreo silva adeco.

  2. saiko

    em santo antao as pessoas pagam luz de rua e nao tem nem um lampida a funcionar em fajao dos bois um zona muito alta nao ha nem um lampida, em ribeirao, rabo curto, pinhao , monte de joana, cham das furnas ,losnan etc, essas zonas nao tem estradas pagam luz de rua mesmo no meio de escur, pagam recolha de lixo sem estrada,este eh roubar ou nao

  3. porque só os preços de água e energia se nos anos anteriores com a subida de combustivel tem vindo a provocar o aumento de tudo desde da alimentaçao, bilhetes de autocarros, passes, taxi, gas etc………………todos estes produtos tambem devem descer de preços nao é justo isto. e mais desde quando o combustivel esta a descer porque ainda nao atualizaram os preços da agua e energia?

  4. CidadaoCV

    Pois é … “Vamos lá ver” …. Com a descida dos combustíveis, consequentemente, dos preços de água e eletricidade, todos aqueles oportunistas que subiram os seus produtos e serviços escandalosamente, deverão também efectuar uma descida acentuada. É que a queda dos preços internacionais de combustível está na ordem dos 44%. Será esta este valor que deverá ser reflectido nas descidas dos preços finais de venda ao público dos diversos produtos e serviços. O Zé povinho não é tambor.

  5. Sebastião Barroso

    Sr. Saiko, o seu nome não consta como sócio da ADECO. Aconselho-o a ser sócio da ADECO e depois chamar pelo nome do Sr. António Pedro Silva ou então contrate um advogado na praça. ADECO tem feito e muito, embora com poucos sócios.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.