JMN pede bom senso aos professores tendo em conta as possibilidades do país

6/02/2015 07:35 - Modificado em 6/02/2015 07:35

JMNO Primeiro-ministro, José Maria Neves, afirma que o governo está a trabalhar num quadro negocial e de transição para responder as demandas dos professores e invocou prudência dos sindicatos na esperança que se possa evitar a greve marcada para os dias 24 e 25 de Fevereiro.

José Maria Neves assegura que o seu executivo está empenhado em chegar a um entendimento com o SINDEP tendo em conta as exigências dos professores e as possibilidades do país. O primeiro-ministro acrescenta que há esperança no cancelamento da greve pois há compromissos a cumprir, nomeadamente existem pontos do caderno reivindicativo da classe docente que ainda estão a ser objecto de negociação.

O governo já investiu mais de 500 mil contos na classe, que os professores têm o melhor dos estatutos, que já são uma das classes profissionais mais privilegiadas do país em termos de carreira e termos salariais, porque o Estado tem investido fortemente na sua dignificação, assegura José Maria Neves a RCV.

As soluções para as reclamações dos professores exigem tempo e uma abordagem gradual, segundo o Primeiro-ministro, que ainda assim entende ser necessário ter em conta os fracos recursos de que o país dispõe. Reconhece ter havido, em 2013, incumprimento em relação a alguns compromissos assumidos pelo Governo com os professores, e justificou o ocorrido com os problemas que o país atravessou nesse ano.

Por fim, Neves recorda que o sistema de ensino é aquele em que o Estado mais investe e afirma que todos pedem mais e mais, sem prestar atenção aos limites e possibilidades do país.

  1. Ema Rodrigues

    O professor educa e os politico rouba. O primeiros é desejado e o segundo não fascina. O professor pede um justo salàrio e o politico tem um injusto salàrio.

  2. mateus

    Onde está o investimento Sr JMN. Nós professores investimos um dinheirao onde recorremos a um emprestimo bancario em 2007 terminamos a formacao em 2009, nao fomos reclassificados, e o MED nos exige tanta coisa. Cuidado com as inverdades Sr Ministro

  3. CidadaoCV

    Pois é … Eu pediria bom senso á classe política & companhia. Esta sim, aufere de salários e regalias milionárias, totalmente incomportáveis e insustentáveis num país pobre como Cabo Verde. É uma questão de moralização. É de todo imoral e escandaloso, os níveis salariais, as regalias e mordomias que a classe política e os seus afectos auferem.

  4. os professores estão a fazer o sacrifício a 7 anos em que o salario não foi atualizado.

  5. Silva Santos

    Nós professores sempre cumprimos com os nossos deveres e obrigações. Quem não cumpre as promessas é o próprio governo do 1º Ministro que em 2010 prometeu um reajuste salarial não inferior a 10%, ganhou as eleições, e justificou que com a crise já não era possível. O JMN quer colocar todas as classes sociais contra os professores. Mas digo uma coisa: ” os prof são os únicos profissionais que se as mãos estão sujas é devido ao giz.

  6. Prof. Rodrigues

    Amigo,
    Não acredito que seja professor porque não sabe conjugar a 3a pessoa do verbo Haver.
    Portanto é incompetente, não hà lugar para si, não hà cabimento de aqui estar.
    Hei de gritar, hàs de sair, hà de pagar, havemos de reclamar, haveis de aprender, hão compreender.

    Ao Jornal: – Por favor, não censurem que isso é importante!!!

  7. Atento

    Esta teve piada. do 1º Ministro. Então lá andas tu a gastar rios de dinheiro nas TICs de forma desenfreada, mas para o corpo docente….vens com essa lata de prudência……CV está mesmo de pernas para o ar.

  8. roxana aguilera

    Tener enconta las condiciones del pais ” dice JMN a los profesores ,es q NAO sabe q en el Ministerio de SAUDE se estan asignando sem q tenga respaldo lo trabajado q jutifique los ALTOS salarios a gusto de las amigas de CFL ,como francisca inocencio ,q ademas tiene un contrato con 1/3 de 300 000 esc !! es ver en el BOLETIN OFICIAL q es PUBLICO la informacion. E los medicos NAO tienen el PPC medicas ,entoces ,es CLIENTELISMO ? Podra JMN o PGR pronunciarse ?

  9. roxana aguilera

    pq las cocineras de las escuelas estan recibiendo 6 a 8000 escd ,?? Pq el Gov esta VIOLANDO a LEI del SALARIO MINIMO que presento a la comunidad e ORGANISMOS internacionals ? A los chineses e otros particulares se les aplica la Lei y estas cocineras
    el propio Gov es el trasgresor de la LEI ,para que esta la linea de telef para denunciar los incumplidores ? Nao tem 11000 pero sim 300 000 para selectas personas cercanas a JMN

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.