Falta de serviços de quimioterapia e medicamentos paliativos preocupa

5/02/2015 08:23 - Modificado em 5/02/2015 08:23

20150204_172121A Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, esteve de visita no Hospital Baptista Sousa. Elogiou o empenho do hospital para vencer os desafios, e também pela humanização dos serviços “não obstante as várias dificuldades”, que diz ter encontrado, e a necessidade de alguns equipamentos básicos. 

No dia de luta contra o cancro, o que lhe chamou a atenção foi a falta de um serviço de quimioterapia, o que leva muitas doentes a serem evacuados. “Há uma grande necessidade de medicamentos paliativos para evitar a dor dos doentes em que não se pode fazer mais nenhum tratamento mas que é possível esse tratamento evitar para que sofram dores

A falta de serviço de quimioterapia e falta de medicamentos paliativos são as duas grandes preocupações da primeira-dama em relação aos serviços de oncologia no hospital. “Esse investimento na aquisição medicamento paliativos já me explicaram que não é só uma questão de recursos financeiros mas também vários protocolos e burocracias que dificulta a importação destes medicamentos”. Mas para melhorar o serviço de oncologia acrescenta que é necessário ter mais médicos e enfermeiros a trabalhar nesta área.

  1. José Rodrigues

    E ninguém fala da falta de medicamentos essenciais a vida de muitas e, muitas pessoas, que vai por aí! A EMPROFAC inaugurou as suas instalações aqui no Mindelo com grande pompa e circunstância mas, falha em termos de manutenção de medicamentos no mercado. Eu, que o diga! Há medicamentos, de extrema importância na saúde dos seus utentes, que estão sempre mas, sempre, esgotados e, sem dia da sua reposição. Não há stock. E, ninguém, mas ninguém, a dizer nada, nem a tal ARFA .

  2. roxana aguilera

    E a Ministra NAO sabe ? Agora “ficara ” sabiendo pela PD ,que ira a fazer ? E essas
    propietarias del hospital PUBLICO como a inocencio e vasconcelos, NAO ESCUTAN OS DORES dos PACIENTES COM CANCRO ? Com certeza a coreografia do lazo !PINKI! na areia da Langinha nao alivio os dores das pessoas com cancro Quantas ptes tem em estadio terminal o HBS ?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.