“Temos de travar a austeridade”

4/02/2015 08:06 - Modificado em 4/02/2015 08:06
| Comentários fechados em “Temos de travar a austeridade”

TsiprasO primeiro-ministro da Grécia insistiu ontem na necessidade de “mudar a política europeia e pôr termo à austeridade”.

Em Roma, onde se encontrou com o homólogo italiano Matteo Renzi, Alexis Tsipras reiterou a proposta de renegociar a dívida, frisando não querer “uma rutura entre o norte e o sul”, mas disse ser urgente “retomar os interesses iniciais da UE e criar um futuro de esperança e dignidade”. A proposta grega tem para já o apoio do chefe do executivo italiano, que salientou existirem “condições para encontrar um ponto de acordo com as instituições europeias” e ofereceu uma gravata a Tsipras, em alusão à sua promessa eleitoral de usar uma no dia em que a dívida grega fosse renegociada.

A Grécia vai apresentar à Europa um novo acordo para “salvar Atenas a partir de junho”, anunciou o ministro grego das Finanças ontem, em Roma. Yanis Varoufakis pede cinco meses para reunir capital e lembra que a “crise não é grega, italiana ou irlandesa, mas sistémica e deve ser enfrentada dessa forma, algo que a Europa não fez”.

O ‘Plano Varoufakis’ levou ontem as bolsas europeias a registar a maior subida em sete anos.

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.