Balanço positivo apesar das dificuldades

27/01/2015 08:31 - Modificado em 27/01/2015 08:31

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Vereadora Lídia Lima da CMSV, faz um balanço do desempenho dos Pelouros sob a sua alçada. Faz um balanço positivo “tendo em conta as dificuldades e gostaríamos de poder fazer mais e beneficiar mais pessoas”, como sublinha.

A área da formação profissional já beneficiou cerca de 164 jovens através dos vários cursos de capacitação profissional. Ainda está a decorrer outra acção de capacitação na área de calcetamento. A Vereadora destaca o facto dos formandos terem sido absorvidos pela edilidade para trabalharem no calcetamento da Câmara e acredita que as novas classes de 2015 também terão a mesma oportunidade.

Esta vertente é enfatizada por Lídia Lima. “Temos muitos jovens que saem do sistema formal de ensino com o 8º ano, com o 9º ano e com o 12 º ano e não têm nenhuma qualificação profissional, logo não estão preparados para enfrentarem o mercado do trabalho”, assevera. O objectivo é o de fazer com que tenham uma capacitação para integrarem o mercado nalguma área e, mesmo que não sejam absorvidos pelos serviços da edilidade, Lídia diz que podem sentir-se satisfeitos por terem uma ferramenta que podem usar.

No pelouro da Solidariedade, diz que deram continuação aos projectos, isto é, mantiveram funcional o Centro de Acolhimento de Doentes Mentais “com novos parceiros”, apoiaram os seropositivos, mantiveram aberto também o Centro de Atendimento Psico-social e a Loja Social, que “beneficiou cerca de 355 famílias” no ano anterior. Todavia, confessa dificuldades em manter os projectos “já que contam apenas com a solidariedade de algumas empresas”.

A Vereadora espera poder, também este ano, não só manter os projectos citados apoiando os jovens na capacitação profissional, mas também desenvolver um novo projecto para crianças e mães portadoras de deficiência. Outro desejo pessoal é poder dinamizar os vários centros sociais da ilha para que possam ser centros para capacitar pessoas.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.