Navio Vicente: que motivos levaram a suspensão das buscas?

21/01/2015 07:56 - Modificado em 21/01/2015 07:56

vicenteDepois da tragédia  do naufrágio do Navio  Vicente   que  terminou com um saldo  de onze sobreviventes  e  15 mortos,  a não ser  que aconteça  um milagre que já ninguém acredita que aconteça, surgem as dúvidas, as incertezas  e as acusações.

O ex-deputado Jorge Nogueira acusa os responsáveis pelas buscas e salvamento  “de terem contribuindo para a morte dessas pessoas  quando suspenderam as buscas, ainda, na noite em que se deu o naufrágio “.  O Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil reagiu a acusação do MpD/ Fogo sobre a suspensão das buscas na noite do naufrágio. Arlindo Lima disse a RCV que “ as buscas foram suspensas nessa noite, porque fomos informados que não havia condições de segurança para prosseguir com as buscas. Pois isso iria colocar em risco a vida dos envolvidos nas buscas “. E finaliza “ perante um parecer técnico dessa natureza, não podia fazer outra coisa a nãos ser suspender as buscas “ .

Mas  o  que se questiona é   como  diz um comentador do NN “Agora interessa saber que se havia razões fortes para tal decisão. O salvamento no mar faz-se logo a seguir ao naufrágio. Depois, há os que sobrevivem por sorte”.  E parece que está posição é consensual  visto  que a maioria dos  sobreviventes disseram que  escaparam  por sorte ou por milagre . Recorde-se que houve náufragos  que estiveram  mais de 18 horas no mar. Por isso  a questão que se coloca é “ quem tomou a decisão de suspender  as buscas na noite do naufrágio  sabia  que o  salvamento no mar faz-se logo a seguir ao naufrágio. E que  há os que sobrevivem por sorte ? Sabia que com essa decisão a  possibilidade de encontrar sobreviventes no dia seguinte estaria reduzida drasticamente ? “ E outras questões : quem  ordenou as suspensão das buscas tinha meios aos seu dispor para prosseguir com buscas nocturnas ? Alguns sobreviventes dizem que o  navio  Ostreia  passou por eles na noite do naufrágio , mas que devido  aos escuro não foram vistos?

A opinião do  ex-deputado Nogueira acabou por politizar e até partidarizar um assunto que a maioria dos  cabo-verdianos deseja que seja resolvida longe dos bastidores dos políticos cá do burgo. Nas redes sociais muitos exigem a intervenção do Ministério Publico , já!

  1. Ângelo

    Enquanto não sairmos na rua para exigirmos responsabilidades nesta matéria, as coisas irão continuar como estão. Precisamos ter um “Primavera Árabe” Cabo-Verdiano.

  2. Neves

    Noutras paragens, digo em países sérios e responsáveis, este naufrágio seria caso de demissão de Ministros da Tutela. Mas em Cabo Verde, já sabemos como tudo fica no final…

  3. João Neves

    Não havia segurança dos navios para que estes pernoitassem no mar??? Os navios não estavam munidas de lâmpadas com luzes de grande alcance que os facilitariam na localização dos naufragados vestidos de coletes para salva-vidas???

  4. João Neves

    Não havia segurança dos navios para que estes pernoitassem no mar??? Os navios não estavam munidos de lâmpadas com luzes de grande alcance que os facilitariam na localização dos naufragados vestidos de coletes para salva-vidas???

  5. tavares

    Vidas humanas?…quem se importa? é com grande consternação que vemos ainda grupos de pessoas a tentarem usar a tristeza dos outros, vidas humanas para se autopromoverem. Isso tem sido evidente no seio dos partidos políticos…É UMA VERGONHA. ESTAMOS A FALAR DE VIDAS HUMANAS.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.