João Branco lança “Crónicas Desaforadas”

16/01/2015 07:51 - Modificado em 16/01/2015 07:51
| Comentários fechados em João Branco lança “Crónicas Desaforadas”

João BrancoO livro reúne 30 crónicas feitas pelo autor durante cinco anos e foi editado pela Rosa de Porcelana. A obra tem prefácio do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

As 30 crónicas que agora ganham forma de livro, escritas num espaço de cinco anos (2008-2013), foram publicadas no Jornal ‘A NAÇÃO’ e também no blogue de João Branco, Café Margoso.

Crónica é uma forma de criação que este conhecido encenador elege como tipo de escrita preferida e no qual se especializou.

“Crónicas Desaforadas” é a expressão de um cidadão mindelense assumido, interventivo, que se deixou adoptar como filho, que não sendo de ventre crioulo, foi, por opção, gerado em útero mindelense, aconchegantemente materno, e que se revela profundo conhecedor desta terra-mãe, adoptada, ‘cidade mistério’, ‘cidade do pecado’, de contrastes e de gentes que, com optimismo latente, respondem às agruras da vida.

O lançamento acontece às 18:30, no Palácio do Povo e a apresentação estará a cargo de Abraão Vicente e Manuel Brito-Semedo.

Na cidade da Praia, a obra será apresentada no dia 22 de Janeiro, às 18 horas, no Cine Praia do Praia Shopping.

Biografia

Filho de pais portugueses, João Branco nasceu em Paris em 1968. Vive em Cabo Verde desde 1991, no Mindelo, onde, entre outros feitos, funda em 1993 o Grupo de Teatro do CCP do Mindelo (GTCCPM) e também, em 1995, o Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact, tido hoje como um dos mais importantes eventos de teatro africano.

Além de outros textos dispersos publicados em Cabo Verde e no estrangeiro, este é o segundo livro de João Branco, depois de “Nação Teatro – História do Teatro em Cabo Verde” (2004), premiado pela Associação Cabo-verdiana de Escritores. É membro, desde 2013, da Academia de Letras de Cabo Verde.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.