Janira no centro

29/12/2014 07:53 - Modificado em 29/12/2014 07:53

janirahopfferalmadaNum ano onde houve pouca movimentação política, 2014 foi um ano de espera para o PAICV conhecer um novo líder e também para o MpD conhecer o adversário para as eleições de 2016. Janira Hopffer Almada foi a resposta para os dois anseios. Uma corrida eleitoral contra dois históricos do partido: Hopffer Almada conseguiu uma vitória que fez história dentro do PAICV e que a coloca na posição de, pela primeira vez, o país ter uma mulher candidata a primeira-ministra. Se vencer as eleições de 2016, a história continua.

Mas o que era para ser uma eleição normal em que o discurso partidário era que depois das eleições todos pudessem juntar-se em torno do novo líder, estas eleições acabaram por ter outros contornos. Sem muitos comentários sobre o assunto, Cristina Fontes Lima, candidata derrotada nas eleições internas do PAICV e também Ministra da Saúde, colocou o seu cargo à disposição na sequência dos resultados e outros tiveram a mesma atitude colocando o cargo à disposição. Isto depois do Governo já ter apresentado uma reforma governamental em 2014.

A erupção do vulcão do Fogo foi um momento de união política em que se conseguiu juntar as vontades políticas à volta do desastre natural na ilha. Mas uma medida contestada pelo Governo foi o aumento do IVA em 0,5 por cento para ajudar na reconstrução de Chã das Caldeiras. Enquanto que o Governo argumenta que todos devem contribuir para ajudar a ilha do Fogo e também demonstrar à comunidade internacional que Cabo Verde está a fazer a sua parte, a oposição argumenta que as pessoas não podem ser obrigadas a serem solidárias, isto quando muitos têm participado nas campanhas de ajuda.

Em termos de medidas políticas, com a morte de mais uma pessoa na apanha da areia, o Governo regulamentou de forma mais rígida esta actividade, proibindo a apanha de areia em vários locais. Do outro lado, os que vivem desta actividade não se importam ainda de arriscar a vida para ganharem o próprio sustento.

  1. Maria José

    Aquele que está ao lado da Janira nao é Joao Pereira Slva, mais conhecido como Pereirona? Estamos de regresso ao Partido Único, forca e dirigente do Estado e do Povo?
    Pereirona que matou em Santo Antao. Meu Deus onde vamos parar com essa gente do PAICV? Deus nos acuda.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.