A Figura do ano: Janira Hopffer Almada

5/01/2015 07:59 - Modificado em 5/01/2015 07:59

5-Janira-Almada-NGO NN escolheu Janira Hopffer Almada como figura do ano no Norte do País não tanto pela vitória alcançada na disputa pela liderança do PAICV, por quanto só isso justifique a nomeação para figura do ano a nível nacional, pois não é todos os anos que uma mulher de 35 anos conquista a liderança de um partido, quer se queira quer não, de reminiscências marxistas-leninistas, onde até a chegada  de JMN  à liderança imperava a máxima “no PAICV quando os grandes espirram os pequenos abaixam a cabeça”, surgindo como candidata a primeiro-ministro.

Para além do incómodo que isso causa ao PAICV, este facto entra para a história, a despeito de determinados órgãos de comunicação social controlados pelo PAICV que tentam minimizar o facto. Para o NN, Janira é a figura do ano também em São Vicente não só pelo que se disse atrás mas também pelo significado da sua vitória com 56% quando muitos achavam que por ser de Santiago não “teria hipóteses” no Mindelo.

A vitória de Janira no Mindelo também derrota um bairrismo bacoco que não entende que a nossa grandeza como Nação é a diversidade, a pluralidade que se encontram na mesma estrada quando o desígnio é nacional.

  1. Eduíno, qual o incomodo que a eleição duma mulher no PAICV poderia causar ao PAICV se foi o próprio que se organizou no tempo da luta armada na G. Bissau e admitiu mulheres no seu seio de armas na mão, como esposas dos combatentes na retaguarda, como enfermeiras, como professoras nas escolas do Partido, como faxineiras também, como políticas nos grupos políticos, como membros das Comissões Políticas, que apadrinhou a criação da primeira ONG de CV só para mulheres, etc, etc. Só nos teus pesadelos.

  2. Barbosa

    A Titina Silah of 21st century? We will see.

  3. norte

    Bo te igualzinho ao GAY da novela Império

  4. Maria José

    Ma noticia de Norte cria pa um sampadjudo ter mais voto de que Janira? Manera se tude és era Badiu? Filu badiu, Janira badiu, Cristina badiu. So NN podia levanta es questao se tivesse algum candidate sampadjudo. Lembra ma foi eleicoes na PAICV e nao legislativas ou qualquer ote eleicao.
    Agora uma cosa e certo. Uma mulher eleita na PAICV, quer dizer que kel partide tita tma ote rumo.

  5. Jorge

    Ó Artur não sabes que o PAICV só nasceu em 1981 e logo não pode ter estado na luta armada? A seriedade (ou conhecimento da história) precisa-se nesta terra. E se querias referir-te às mulheres do PAIGC na luta armada em território bissau-guineense é pena não teres podido falar com o Cabral pois este iria, com certeza, esclarecer-te tudo about it.

  6. Mateus

    Artur..is tita pagób…

  7. HL

    Noticias do norte ti ta da Janira graxa. Bsot ta oia se ela ta ranja um antim pa bsot? bsot tra bsot cavalim de chuva. ela ta ba coloca sê Marido, (como ja é habito), depois vai colocar o paizinho, que há algum tempo ta anda tras de presidencia da republica, a maezinha, os cunhadinhos…..etc bo ta otcha q ta ba sobra qualquer cosa pa bo eduino? graxento

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.