Personalidade do Ano: Augusto Neves

5/01/2015 07:32 - Modificado em 5/01/2015 08:04

augusto neves nomeaçãoQuando a forma de fazer política em Cabo Verde é um deserto de ideias e um mar de suspeições que se avolumam sobre os actores políticos; quando uns e outros vão repetindo as asneiras, de uns e outros; quando todos traçam os velhos caminhos da estéril luta partidária, no Mindelo chega uma lufada de ar fresco com …. Augusto Neves, um psicólogo que não nasceu para ser político e acabou por ser político.

Talvez esteja a pagar “por não ser político” quando não atende “imediatamente” o telefone ao chefe do seu partido ou não faz a sua agenda conforme o apetite dos “conselheiros populares” do MpD. Se calhar não conseguiria ganhar a eleição para coordenador do MpD, mas é muito provável que consiga ganhar a eleição para presidente da CMSV. “Gusto” recusou-se a transformar a CMSV numa coutada do MpD ao mesmo tempo que colocou o PAICV em sentido, marcando fronteiras entre os apetites dos “comissários políticos”. Assim, apostou na cooperação leal com o Primeiro-ministro e o Governo, e mostrou que as autarquias são um espaço de entendimento e de diálogo em prol do bem-estar das populações, quando se quer, apostou na moralização das despesas e das contas do Município.

Tinha uma herança difícil deixada pela ex-autarca e colega de partido. Colocou em ordem as finanças do Município, moralizou a venda de terrenos e os negócios feitos na CMSV. Hoje ninguém, nem o João do Carmo fala em corrupção na CMSV. Neves fez tudo isso sem crucificar quem lhe deixou essa herança. Hoje, apenas aqueles que através da intriga e do ódio tinham protagonismo na CMSV  estão contra a moralização da “coisa pública “ levada a cabo e pelo Presidente. É verdade que Augusto não tem uma “grande obra” para colocar a sua marca e a falta de dinheiro, se calhar, não justifica a falta de ideais para procurar projectos e financiamentos para uma “grande obra estruturante” – como pede amiúde o líder local do PAICV. Mas o presidente da CMSV tem muitas pequenas obras que valem, se calhar, uma grande obra. É um facto: nunca houve tantos calcetamentos como agora, criação de postos de trabalho para quem não tem trabalho, bolsas de estudo para alunos carenciados, campos de futebol, saneamento básico, limpeza da cidade, eventos culturais e recreativos e, por fim, um pacote de pequenas obras financiadas, de novo, com recurso ao crédito bancário.

E convenhamos para quem vive “no tempo das vacas magras na CMSV”, é muito bom.

  1. Nelson Cardoso

    “peixe bem vendido”, resta saber quanto custou,

  2. Mitinho

    É de louvar o trabalho do Dr Augusto. Pelo menos nunca fez promessas.. apenas mostra o trabalho realizado com o povo que o elegeu. Que ele sirva de exemplo aos outros políticos da Praça, pois queremos políticos sérios que trabalham para a classe carenciada e concretiza projectos.

  3. TOU PASMO...

    ESS T’ PAGOB, NE?

  4. aluno do PCSV

    Continua a trabalhar manter sempre aquela paciência com todos os teus funcionários e são vicentinos em geral ….

  5. Francamente

    Colocou em ordem as finanças do Municipio hahahahahahahah

  6. sr. jornalista espero que essa obra, esse calcetamento chega a ribeira de craquinha. nessa zona nada foi feito ate agora, nem calcetamento, nem agua, nem esgoto. temos uma santina fechada a mais de um ano para um simples manutenção. vejam também por aqui somos também munícipes.

  7. O Dr. Augusto é uma pessoa que trabalha, portanto S.Vicente está bem representada, porque ajuda as pessoas mais necessitadas e defende S.Vicente com unhas e dentes e não partidos politicos que lutam por interesses pessoais.

  8. Carqueja

    Noticias do Norte SÓ PODE ESTAR A BRINCAR!!! Personalidade do ANO?? Xuxadera com bem disse uma comentadora!! Que critérios utilizaram para eleger Gusto como a figura do Ano?? Sinceramente. Eu que era admirador do trabalho do NN fico deveras triste com este grande FRETE ao PCMSV. Onde estão aquelas obras que falam? 2 mandatos e que trabalho fez ele a frente da CMSV? Sinceramente eu gostaria de saber para não ficar na ignorancia. Poderiam elaborar uma peça elencando os feitos do Gusto? Publiquem pf

  9. Alcindo Mamado

    Isto só pode resumir a tristeza que S. Vicente virou. Augusto Neves personalidade do ano? Numa ilha tradicionalmente famosa pela sua produção intelectual, cultural e política, mas que a passou a sobreviver de Gustos, João do Carmo, Hermes Santos, António Monteiro,Lélis, João Luís. Alcides Graça, onde até o moribundo Onésimo silveira, depois de gozar. literalmente, com os mindelenses, também foi personalidade do ano, ainda dá palpites,. Triste S. Vicente, ilha onde a calcinha preta manda no truce!

  10. João Gomes

    Podem chupar muito limão! É verdade é indigesta para muita gente… mas, podem tomar um digestivo porque vão ter que engolir muito, o bom desempenho do DR. Augusto Neves! Bem haja para São Vicente!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.