Transparência Internacional: Cabo Verde é o segundo país menos corrupto em África

24/12/2014 08:31 - Modificado em 24/12/2014 08:31

corrupção3O Índice de Percepção da Corrupção no Mundo divulgado pela organização não-governamental Transparência Internacional coloca Cabo Verde na posição 42 entre os países com menor corrupção no sector público e 2º país menos corrupto em África.

 

Os bons resultados conseguidos por Cabo Verde e a evolução positiva no Ranking conseguida nos últimos anos, devem-se a diferentes factores, designadamente, ao facto de em Cabo Verde, existir no seio da sociedade em geral, uma tolerância zero em relação a corrupção. Os dados mostram que o país está a descer continuamente na pontuação relativamente à corrupção se levarmos em conta que em 2013 teve 58 pontos e em 2012 alcançou 60 pontos. Cabo Verde ocupa o 42º lugar no ranking mundial

Em África Cabo Verde é ultrapassado apenas pelo Botswana, cujo sector público é visto como o menos corrupto e é classificado em 31º lugar numa lista de 175 países pesquisados. Outros países africanos considerados menos corruptos nos sectores públicos são: Seychelles (43ª posição), Maurícias (47º). Lesoto, Namíbia e Ruanda, que ocupam em conjunto o 55º lugar, depois o Gana (61º) e África do Sul (67º).

Transparência Internacional relata que Costa do Marfim, Egipto, Mali e Suazilândia estão entre as sete nações que mais melhoraram. Ao contrário dos países destacados anteriormente, os países africanos que estão entre os piores no ranking mundial são Angola, Malawi e Ruanda que juntamente com a China e Turquia, são os países cujo desempenho tem vindo a diminuir.

 

A edição 2014 da pesquisa, publicada pela organização não-governamental Transparência Internacional que tem como principal objectivo a luta contra a corrupção, diz que cinco dos 10 países do mundo em que os administradores e os políticos são vistos como os mais corruptos estão na África. São Somália, Sudão, Sudão do Sul, Líbia e Eritreia.

  1. CidadaoCV

    Pois é … Lá vem outra vez a mania de comparação. Nesta matéria não há meio termo. Não há o meio corrupto há simplesmente o corrupto. Não há meia corrupção. Há corrupção. Não há o mais corrupto e o menos corrupto. Há o corrupto. Há corrupção em Cabo Verde? Há … então Cabo Verde é um pais de corrupção.

  2. Mateus

    Isso é para ” ingles ver”. vão investigar os políticos, e outras pessoas da elite. Aí o caldo entorna

  3. NELSON ALMEIDA

    ken dze k es espia dret …e ess .0,5% k ta bem entra en vigor apartir d dia 1 janer e ne corrubçao.bricadera

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.