Tire o carro do estacionamento só com um relógio

22/12/2014 09:49 - Modificado em 22/12/2014 09:49
| Comentários fechados em Tire o carro do estacionamento só com um relógio

bmwRecorda-se de Michael Knight, na série O Justiceiro, comunicar com o seu carro através de um relógio: “KITT vem buscar-me!” Estávamos nos anos entre 1982 e 86. Esta tecnologia avançada demais para a época está agora a aproximar-se da realidade. Em 2015, a BMW vai revelar avanços tecnológicos no desenvolvimento de veículos autónomos, incluindo um assistente ao estacionamento acionado através de um smartwatch (relógio inteligente) – tal como na série de grande sucesso dos anos 80. O carro – neste caso um BMW –, estará equipado com quatro scanners a laser avançados que detetam possíveis perigos durante o trajeto (é o caso de uma pessoa, um animal ou um carro que se atravesse na estrada).

Os dados recolhidos são depois utilizados pelo computador de bordo que dá sinal para o veículo travar automaticamente, por exemplo, se for caso disso. A BMW explica que a informação registada pelos scanners pode ser combinada com mapas das estradas para permitir uma condução autónoma. Usando um smartwatch, os utilizadores podem ativar o assistente ao estacionamento. O que vai acontecer? O carro procura sozinho um lugar de parqueamento, ou sai desse lugar e vai ter consigo, por exemplo, à porta de um edifício. O fabricante bávaro anunciou esta evolução tecnológica num dia em que dificilmente alguém diria: ‘não acredito’. Isto porque se estava a fazer uma demonstração de um carro conduzido autonomamente no circuito de Las Vegas, nos Estados Unidos.

A Audi também apresentou tecnologias semelhantes no ano passado. No entanto, estes veículos só podiam ser utilizados em ruas que tivessem sido previamente alvo dos tais scanners.

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.