Hospital Baptista de Sousa surpreendido com a aceitação do público

18/12/2014 08:24 - Modificado em 18/12/2014 08:24

Samila InicêncioA directora clínica do Hospital Baptista de Sousa diz que a direcção do Hospital encontra-se satisfeita e surpresa com a aceitação do público em relação à implementação do Sistema de Triagem de Manchester.

 

Ao contrário das expectativas da direcção do Hospital Baptista de Sousa, os utentes têm recebido muito bem a inovação com a introdução do Sistema de Triagem de Manchester.

O novo sistema passou a vigorar desde o dia 26 de Novembro e a avaliação feita pela directora clínica do Hospital, Samila Inocêncio, é muito positiva, pois o protocolo tem permitido classificar com confiança a gravidade do doente.

Para a directora clínica, o conceito foi bem recebido pelos profissionais de saúde, o que lhe permite também fazer uma avaliação positiva. O sistema de triagem por prioridade foi certificado internacionalmente, visando a classificação de risco.

Segundo o folheto informativo, “o sistema consiste na avaliação e observação do utente que se apresenta nas urgências, com o objectivo de estabelecer prioridades de atendimento, de modo a reduzir o tempo de espera no serviço e garantir que os utilizadores recebam o tratamento adequado ao seu estado de saúde”.

Samila Inocêncio esclarece que o sistema não veio para minimizar o tempo de espera no banco de urgência, mas sim para dar maior atenção aos pacientes de maior gravidade.

Ao dirigir-se ao Banco de Urgência, o utente é atendido por um enfermeiro que, após analisar o seu estado de saúde, lhe coloca uma pulseira, cuja cor traduz a urgência do seu atendimento

O HBS apostou numa campanha de informação aos utentes, na distribuição de folhetos e na divulgação de um vídeo informativo no Banco de Urgência do Hospital. O tempo de espera até ao atendimento pelo médico é calculado com base na urgência da sua condição.

Um dos objectivos deste sistema é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes e garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves.

O sistema de Triagem de Manchester, que permite classificar a gravidade do doente, implementado no Hospital Baptista de Sousa é pioneiro no país e em breve estará nas outras ilhas do país.

  1. roxana aguilera cald

    El triagen Manhester es para implementar la ciencia ,es protocolo MEDICO establecido , q llega a CV ahora !!!!, Esto no es moda para aceptacion o gusto del utente .Esto es instrumento MEDICO . es la meta de arranque para salvar vidas a partir de ahi q obstaculo existe para conseguir dar alta Esto nao es noticia ,esto es intento de lavar nombre ,nao PROFESION ..

  2. roxana aguilera

    por que censuraron mi comentario de hoy?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.