Djo da Silva: ”Em São Vicente não existem pontos de referência da Cizé”

18/12/2014 08:10 - Modificado em 18/12/2014 08:10

Djo da SilvaNa cidade do Mindelo, terra natal de Cesária Évora, não foi realizada nenhuma actividade para assinalar o terceiro aniversário da sua morte. Djo da Silva, o manager que acompanhou a carreira de Cize disse que “faltam pontos de referência” na ilha de São Vicente sobre a cantora.

Este online tinha publicado uma reportagem onde os turistas se queixavam da falta de “referências na cidade sobre Cesária Évora” e que nem conseguiam encontrar o túmulo da Cize. Djo da Silva defende que já era tempo da cidade ter “um museu dedicado à Diva dos Pés Descalços como ponto de referência na cidade do Mindelo”. Apenas o aeroporto internacional que tem o nome de Cesária Évora presta homenagem à cantora. A CMSV tem em carteira um projecto de uma estátua em tamanho real que deverá ficar na rotunda junto do Palácio do Povo, mas ainda não conseguiu o financiamento esperado.

Mas em França, a Embaixada de Cabo Verde e a produtora Lusáfrica preparam um concerto de homenagem a Cesária Évora para o dia 20 de Dezembro, em Paris, para lembrar o 3º ano da morte da cantora. Para celebrar a “expoente máxima” da música de Cabo Verde além-fronteiras, a noite de homenagem do dia 20, no Théatre Rutebeuf, em Paris, cidade onde a cantora ganhou projecção mundial, deve contar com a presença dos artistas Nancy Vieira, Mariana, Teófilo Chantre e Sai Tolno, esta última Prémio Découverte da estação de rádio francesa RFI em 2011.

Cesária Évora faleceu na cidade do Mindelo no dia 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, um dia depois de ter sido admitida no Banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa, devido a uma insuficiência respiratória e a uma tensão cardíaca elevada.

 

 

  1. Artista

    Até quando este senhor do Senegal, que antes não se interessava por São Vicente e Cabo Verde no geral, e que viu na Cesária o seu scapa vida, vai continuar a viver desse fantasma, promovendo os seus pseudo-artistas em nome da nossa Diva?

    Já não o que mais inventar para ganahr mais uns trocados em nome da Cise. Ainda por cima com a conivência de alguns governante do poder central e local.

    Ele só vê o dinheiro, e para ganhá-lo não tem escruplo.

  2. mindelo

    e o djo? o que fez para homenagea-la

  3. Julio Goto

    …para assinalar o primeiro aniversario o homem que viu a Galinha dos ovos de Ouro desaparecer coajuvado pelo Mario Lucio fizeram tudo para levar o evento para Santo Antao .
    So quero lhe informar no principio e que se pensa no fim.

  4. INTERESSANTE

    O DINHEIRO QUE A CAMARA GASTA NESTA QUADRA FESTIVA COM OS ESTRANGEIROS, NÃO DAVA PARA INVESTIR EM NACIONAIS(ENFEITOS EBOI) E AINDA INVESTIR NA ESTATUA?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.