Janira arrasa em São Vicente e vence no geral com 51%

15/12/2014 07:24 - Modificado em 15/12/2014 07:24

Janira PAICVJanira Hopffer Almada é nova presidente do PAICV com 51,2 % dos votos. Em São Vicente, a primeira região política do PAICV a anunciar a vitória, Janira conseguiu 56%.

 

Cristina Fontes atingiu o segundo lugar com 26% e Felisberto Vieira ficou em último com 16, 6 %. Confirmou-se a máxima eleitoral: ninguém ganha no País se não ganhar em São Vicente. E no geral Filo teve um desempenho melhor atingindo os 40, 3 %. Cristina caiu para a ultima posição com 8,45 % que não chegam para evitar a maioria absoluta de Janira e assim evitar um segunda volta. Os resultados de São Vicente foram anunciados as 19 horas e acreditava-se que a maioria absoluta conseguida pela candidata mais jovem “ era a tendência a nível nacional”. O que se veio a confirmar quando às 22h 40 m resultados provisórios foram divulgados pela Comissão Nacional de Eleições do PAICV. Mediante estes resultados Janira Hopffer, com 35  anos, torna-se  a primeira mulher, em Cabo Verde  a dirigir um partido e  a ser candidata a primeiro-ministro .

Janira Isabel Fonseca Hopffer Almada, filha de um dos notáveis do PAICV, David Hoffer Almada, nasceu a 27 Setembro 1978 na cidade da Praia, ilha de Santiago.

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com Pós-Graduação em Direito das Empresas, pela mesma Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Janira Hoffer Almada foi docente na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde nos anos de 2003-2006, membro do Conselho Consultivo da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, e representante da mesma Ordem no Conselho Consultivo da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

Foi ainda Membro da Direcção da Associação de Mulheres Juristas de Cabo Verde, Advogada – Associada de “D. Hopffer Almada & Associados”.

Na política, a sucessora de Neves, encarnou o papel de deputada Municipal nas eleições Autárquicas de 2008, Membro do Conselho Fiscal da Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Sotavento, e actualmente é ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

  1. republica de santiag

    …inda bo t oia is parvos de são vicente t corre tras dis políticos centralistas…cambada de ingnorantes sanvicentinos….

  2. nelly

    ela tita bem é caba que PAICV,QUE SE ARROGANCIA ,IS PESSOAL DE SONCENTE TAVA TE CORRE SE TRAS AINDA TITA BEM OIÁ.

  3. Macinha

    Janira devia doar tudo o que gastou na campanha para os desalojados do Fogo. e mostrar que nao ha necessidade de subir o IVA.

  4. republica de soncent

    ainda gent t’oia por ai, democratas ignorantes, metidos à besta e achando-se mais espertos que os outros

  5. Filomena Mota

    O camarada deputado Hermes Santos desta vez fez as contas erradas. Não teve como ficar sobre o muro. Andou a dizer aos simpatizantes de Janira que apoiava a dita “de todo o coração”, enquanto fazia campanha por Cristina Lima. O pessoal da Janira, que conhecem bem o especialista em estar sobre o muro, não foram na conversa e o camarada não teve a cara podre de aparecer na sede da campanha para o habitual “nós ganhamos, sempre disse-vos que íamos ganhar, sempre estive com a Janira”. Txau Hermes.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.