ICIEG aposta em manual de boas praticas jornalísticas para combater a VBG

9/12/2014 08:22 - Modificado em 9/12/2014 08:22
| Comentários fechados em ICIEG aposta em manual de boas praticas jornalísticas para combater a VBG

VBGBoas práticas jornalísticas poderão ajudar no combate a Violência Baseada no Género, uma nova aposta da ICIEG na criação de um manual de comunicação jornalística no combate a VBG.

 

ICIEG, Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género, acredita que a comunicação jornalística poderá ser uma ferramenta importante no combate a VBG. Embora seja considerado um desafio enorme estando numa sociedade machista a ICIEG aposta numa linguagem inclusiva e não sexista, acredita que o manual de boas práticas jornalísticas no combate a VBG poderá ser um importante aliado para a classe na abordagem do género.

De acordo com Talina Pereira, presidente da ICIEG, a comunicação social tem um papel importante na formação da sociedade, entendeu-se fazer um trabalho juntamente com os profissionais da comunicação social, capacitando-os para que a abordagem seja menos sexista, e por outro lado aproveita da capacidade dos profissionais como produtores de uma nova postura.

O documento de boas práticas jornalísticas no combate a VBG, foi produzido conjuntamente com profissionais da classe e traz diferentes subsídios como, terminológicas mais correctas, no cuidado com os títulos, passos para abordar a vitima de VBG, entre outros.

A presidente da ICIEG, adianta que ao longo do ano, os profissionais participaram de diferentes formações, que os propiciou a produção do documento que espelha o resultado da formação levado a cabo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.