Pensar o Carnaval de São Vicente e São Nicolau

9/12/2014 07:57 - Modificado em 9/12/2014 07:57
| Comentários fechados em Pensar o Carnaval de São Vicente e São Nicolau

ADEIA ADEI, promoveu  em São Vicente, nesta segunda-feira, juntamente com empresas parceiras, um workshop subordinado ao título: “Socialização e validação do plano estratégico para o desenvolvimento do Carnaval das ilhas de São Vicente e São Nicolau”

 

Decorreu nesta segunda-feira no Mindelo, um workshop de “Socialização e validação do plano estratégico para o desenvolvimento do Carnaval das ilhas de São Vicente e São Nicolau”.

O primeiro draft do documento vai ser validado pelas empresas participantes no evento que querem ver uma nova forma de se encarar o Carnaval e foi realizado com os subsídios recolhidos durante o workshop.

Segundo Leonilda Mendes, Administradora da ADEI no Mindelo, a ADEI procurou um grupo de consultores envolvidos e mobilizados para o plano. O objectivo é intervir na promoção da competitividade através da identificação das actividades económicas e criativas ligadas às cadeias de valores e ainda, possibilitar a capacitação económica visando apresentar o Carnaval de São Vicente e São Nicolau no circuito turístico global enquanto entidade cultural.

A ADEI pretende a validação e apropriação do plano pelos vários agentes envolvidos na organização e desenvolvimento do Carnaval dessas duas ilhas, sendo o Carnaval reconhecido pelos diversos interlocutores económicos como um produto turístico cultural com enorme potencialidade para as ilhas de São Vicente e São Nicolau.

Leonilda Mendes avança que a ADEI quer que os intervenientes se apropriem do documento que tem realmente aquilo que todos os intervenientes do Carnaval perspectivam.

Humberto Lélis, vereador da cultura diz-se satisfeito com o plano que considerou importante. Sendo o primeiro draft, deverá ser trabalhado depois das várias contribuições e, posteriormente, obter-se um documento final, plano estratégico para o desenvolvimento do Carnaval das ilhas de São Vicente e São Nicolau.

Para o vereador, “há muito tempo que se esperava por um documento desta natureza que irá suportar medidas e várias actividades que serão desenvolvidas para reorganizar e ter um melhor figurino do Carnaval e para que os grupos possam desenvolver o trabalho que vai no sentido de desenvolver o Carnaval do Mindelo”.

Com base no diagnóstico do sector, o documento propõe eixos estratégicos de actuação bem como um plano de acção operacional contendo propostas de programas e actividades para a implementação e cumprimento dos objectivos definidos.

O próximo workshop acontece em  São Nicolau no  dia 13, no Gabinete Técnico da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.