Sónia Silva: “as lavas ainda se encontram dentro da Chã das Caldeiras a uma distância considerável de Fernão Gomes“

9/12/2014 07:51 - Modificado em 9/12/2014 07:51
| Comentários fechados em Sónia Silva: “as lavas ainda se encontram dentro da Chã das Caldeiras a uma distância considerável de Fernão Gomes“

larva vulcãoNa tarde de ontem o vulcão do Fogo registou um aumento da actividade sísmica de acordo com dados avançados, ás 19 horas, por Sónia Silva, investigador da Universidade de Cabo Verde. E os dados mostraram um “ ligeiro aumento da explosividade” e que foi verificado a frente de lavas que saí da base do cone e que se dirige para a Portela. Informa , também, que foram observadas duas pequenas frentes de lavas que estão a direccionar para o Monte Beco. Sónia Silva diz que durante uma erupção é normal alternância entre “ momentos calmos e agitados “e no período da tarde assistiu-se a um momento mais agitado, mas que pode acalmar nas próximas horas.

A vulcanóloga, questionada pela RCV se existe a possibilidade das lavas atingirem Mosteiros, respondeu que “ em termos científicos não podemos fazer a uma estimativa de dias e horas em que as lavas possam atingir uma terminada área “. Adianta que no momento a informação que dispõe é que as “ lavas ainda se encontram dentro da Chã das Caldeiras a uma distância considerável de Fernão Gomes “. Para a vulcanóloga “ o importante é ter um plano de emergência de modo que se houver uma situação mais preocupante do avanço das lavas numa fluidez e velocidade consideráveis haja tempo para socorrer as populações“.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.