Fogo: o medo que as lavas cheguem ao mar num dia em que o PM anuncia novas evacuações

8/12/2014 17:56 - Modificado em 8/12/2014 17:56
| Comentários fechados em Fogo: o medo que as lavas cheguem ao mar num dia em que o PM anuncia novas evacuações

vulcao08122014_1Neste momento é impossível fazer previsões quanto à possibilidade de as lavas atingirem Monte Velha, ou então localidades como Tinteira, Relva, Achada Grande e Corvo. Mas o primeiro – ministro anunciou que novos povoados na ilha do Fogo, poderão ser evacuados nas próximas horas.

 

Os dados conhecidos até as 17 horas mostravam uma “ diminuição da intensidade das lavas “ em relação ao dia de ontem considerado como o mais destrutivo até agora. Hoje, tem sido um dia expectativa para ver que curso as lavas podem tomar. Mas sobretudo de receio que as lavas tomem o caminho do mar atingido as localidades como Mosteiros que estão ao nível da água do mar. Jair Rodrigues da Protecção Civil informava que  “ esta manhã as lavas aumentaram de área, visto que estão, agora ,numa área mais plana”. Quanto a zona de Bangaeira e Portela disse que hoje no local havia dois rios de lava quando ontem corriam quatro rios. Concluiu “ tenho a percepção que o caudal diminuiu “. De acordo com Jair Rodrigues, pelo que lhe foi dado observar, as casas nas zonas baixas já foram consumidas pelas lavas, mas que as nas zonas altas foram salvas. Mas as lavas continuam a avançar, agora, pelo traçado da estrada em direcção a zona de Fernão Ferro.

Evacuação

E depois de 15 dias de erupção já ninguém faz previsões sobre o que vai acontecer nas próximas horas. Embora todos temem que as lavas tomem o caminho do mar. A geóloga Sónia Silva da Universidade de Cabo Verde defende, “neste momento é impossível fazer previsões quanto à possibilidade de as lavas atingirem Monte Velha, ou então localidades como Tinteira, Relva, Achada Grande e Corvo, situadas no nordeste da ilha, na sua descida pela encosta antes de, eventualmente, chegarem ao mar.” O Primeiro – ministro admitiu que novos povoados na ilha do Fogo, poderão ser evacuados nas próximas horas. Segundo o chefe do Governo, as populações dessas localidades já foram alertadas, mas não indicou quais as localidades que vão ser evacuadas.

 

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.