Filú “ A sondagem foi encomenda e lançada sem regras “

6/12/2014 00:19 - Modificado em 6/12/2014 11:01

felisberto vieiraFelisberto Vieira, candidato a liderança do PAICV, reagiu a sondagem da Afrosondagem divulgada pela RCV, considerando que é um “ trabalho encomendado “ e que lançada da forma como foi “ há nove dias das eleições internas, sem normas é um atentado a democracia interna do PAICV “. Considera, ainda, que o estudo é “estranho, contraditório e constitui uma tentativa de condicionar os seus apoiantes “. E  Filú aponta a primeira contradição “ o estudo diz que a candidata Janira é que tem mais condições de vencer o MpD e 2016 . Mas depois diz que o eleitorado do PAICV prefere Felisberto para Presidente do PAICV” . Mas , em termos técnicos  , a sondagem teve uma  amostra dos cidadãos com capacidade eleitoral : ou seja gente que vota em todos os partidos . Assim sendo, essa amostra não pode ser válida  para apurar com rigor cientifico  que se requer de um estudo de opinião , qual o candidato que vai vencer as eleições no PAICV .Pois nessas eleições só votam os militantes que constam dos cadernos eleitorais  do PAICV  . E assim uma amostra válida deveria ser constituída  a partir do universo dos militantes com capacidade eleitoral . O resultado apresentado pela Afrosondagem dá para aquilatar das preferências do eleitorado nacional  em relação ao candidato que deve ser eleito pelos delegados do PAICV , não para ser tomado como a  intenção de votos dos militantes do PAICV com capacidade eleitoral . Tão pouco para inferir que determinado candidato vai ser vencedor . Mas se fosse possível extrapolar esses números para a votação nas directas de 14 de Dezembro  no  PAICV , seria lógico seguir o seguinte raciocínio : se Felisberto Vieira é o preferido dos eleitores do PAICV  para ser presidente do partido ; é logico  que também seja preferido do militantes do PAICV ; e é logico que ele mantenha essa preferencia . Mas isso são jogos  que se podem fazer sem o rigor e objectividade que um estudo de opinião requer .E perguntar a um votante do MpD quem ele quer que  seja o presidente do PAICV pode requer dotes de bruxaria para se saber se a sua resposta  pode ser levada a sério . Visto que normalmente ele tenderá  a escolher o pior candidato do partido adversário : aquele que ele acha que o seu candidato vence com mais facilidade .

Sem  estes argumentos técnicos , Felisberto Vieira diz que essa sondagem  foi uma “ vã tentativa de condicionar os militantes do PAICV.

 

acualizado as  11 h 01 m

  1. ldjf

    Filu eh prop um guerreiro semprete luta pe perde ! afinal um gaz ka te gosta de perde mas pfv filú aceita derrotas antecipadas pq bo mesmo sabe pq bo tinha pirdit ma ulisses ma bom continua de não aceitar ate que feita outra contagem de voto afina bo perde ainda má pior , sorry homem pe kes dois senhoras lá tão sabias bo nome é plus lá bo katem chance já bo pzú prfv ratxa bo gramatica bo fka so com um militanto do partido e mas nada kel lugar meste por acaso uma da kes senhoras

  2. Anete Vital

    Andaram a degladiar-se e demoliram o lider e Primeiro Ministro que não foi capaz de segurar o partido resultando em três candidatos sem carisma suficiente para pegar nas rédeas de um regime caduco e desacreditado aos olhos de grande parte dos seus membros.
    Nem me dà regozijo porque sou uma patriota e estou farta de ver as intrigas internas que transbordam e consomem a população que perde o norte.

  3. Infelizberto

    Para quê tanto alarido? Só faltam 7 dias para tirar dúvidas. Até lá, acusações ou insinuações não vão mudar o cenário. Só espero que quem perder não venha dizer que houve fraude ou compra de votos.
    Filu, com esta reação só demonstra sua fraca preparação como candidato. Mete o pé pelas mãos e o bonito é que nega credibilidade à sondagem menos na parte em que ele aparece a ganhar. E se o candidato A tem mais chances de vencer o MPD que o candidato B, porque escolher o candidato com menos chance?

  4. Atento

    Os ratos já começaram a roer uns aos outros..hihihi
    Para mim podem continuar sem problema….

  5. antonio dos santos

    O Euclides, embora adulto, nutre um ódio especial para o MPD, a ponto de achar “QUE O DIABO” esteve por trás da sondagem da Janira. Mas que fique sabendo, e disso deu hoje a conhecer o MPD, que tem estudos de opinião, que venceria as eleições em Agosto, fosse qual fosse os candidatos, incluído o JMN. E nem precisava vir dizer isso: sente-se. Prepara-se.

  6. Crioulo das ilhas

    Filu e a forca motriz do paicv.
    O que o partido precisa e de um lider capaz se organizar para o proximo embate eleitoral.O paicv vai ter quer lutar nas proxima legislativa em pe de igualdade com a oposicao sedenta de poder.E preciso que o lidar ajude a reorganizar as direcoes concelhias,motivar e direcionar o partido para a vitoria.
    Os militantes do paicv sabem que nao se ganham eleicoes com sondagens nem marketing politico.Ganham eleicoes com trabalho,trabalho e trabalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.