Estudo de docentes universitários cabo-verdianos indica eficiência na redução do uso de água na produção do tomate

6/04/2024 22:05 - Modificado em 6/04/2024 22:05

Uma investigação de docentes da Universidade de Cabo Verde e da Universidade Técnica do Atlântico indica a eficiência no uso de água na produção do tomate e aconselhou o uso de métodos de irrigação mais eficientes.

Esta informação foi divulgada na página da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) que destacou o estudo, publicado no Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER), versando sobre as práticas agrícolas sustentáveis em Cabo Verde.

“O estudo, encabeçado pelos Professores Erik Sequeira e Vladmir Silves Ferreira (ambos da Uni-CV) e Isaurinda Baptista (da UTA), focou-se em avaliar o impacto da redução da rega em combinação com a aplicação de níveis ótimos de nitrogénio na produtividade do tomate”, destacou.

A referida investigação, acrescentou a universidade, foi conduzida em três municípios distintos da Ilha de Santiago – São Domingos, São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz – e visou explorar como variações na irrigação e na fertilização nitrogenada influenciam a produção desta cultura essencial.

“Os resultados indicam que diminuir a quantidade de água de irrigação em 25 por cento (%), aliado a uma fertilização de 80 quilos de nitrogénio por hectar, não compromete a produção de tomate. Antes potencia a eficácia no uso da água e do tomate produzido”, informou.

De acordo com a mesma fonte, esta pesquisa é de “especial relevância no contexto de Cabo Verde, onde a escassez de água representa um desafio significativo, pressionando as práticas agrícolas tradicionais”.

“O estudo propõe uma alternativa sustentável que pode mitigar os custos associados à produção e ao consumo de água, incentivando a adopção de métodos de irrigação mais eficientes por parte dos agricultores locais”, descreve acrescentando que a investigação observou ainda a abertura dos agricultores para integrar novas práticas de rega, apesar da limitada experiência com métodos alternativos e do impacto reduzido do consumo de água nos custos de produção.

“Concluiu-se que a gestão eficiente da água, combinada com uma fertilização adequada, representa uma abordagem tanto viável quanto benéfica para a sustentabilidade da agricultura cabo-verdiana”, referiu.

Contudo, ressalvou, o estudo recomenda a realização de mais investigações para confirmar estes resultados promissores e expandir o conhecimento sobre práticas de irrigação eficazes. 

A Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER) surgiu com a percepção de alguns professores brasileiros de que as pesquisas relacionadas às áreas de ciência animal e ambiental necessitam de mais meios de divulgação de pesquisas científicas.

Trata-se de uma publicação trimestral cujo objectivo é difundir o conhecimento por meio da publicação de artigos científicos, que apresentem contribuições originais, tanto de natureza empírica quanto teórica.

CD/HF

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.